quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Prosseguir em Conhecer.

 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Oséias 4:6 a

O Profeta Oséias profetizou num período em que vários Reis estavam sendo assassinados, Samaria, uma importante cidade incendiada e, os moradores deportados. Há uma profecia em Miquéias 1:6 que diz: “farei de Samaria um montão de pedras e descobrirei seus fundamentos”.  Percebe-se que a falta de conhecimento das coisas de Deus e, bem como a falta de conhecimento de acontecimentos que nos rodeiam, pode levar-nos a uma destruição lenta porém progressiva.
Um dos motivos para busca do conhecimento é que não devemos absorver sem analisar toda teologia e pesquisas feitas pelas pessoas que nos rodeiam; segundo o que disse Jó , o conhecimento menos que o necessário pode ser chamado de “ouvi falar”.

   Conta-se que um monge, próximo de se aposentar precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a sabedoria dos dois à prova. Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha. Dia e hora marcados, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista. Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos: Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta. Moral da história: Há sempre um jeito mais fácil de levar a vida, e um deles é o conhecimento de causa.

Uma das causas do sofrimento do povo é falta do conhecimento.  Não conhece a Deus, não conhece a si mesmo, não conhece as limitações.não conhece a cultura. Não conhece os ambientes que freqüentam. Não conhece os direitos básicos. Não conhece as leis básicas. Alguns votam nos legisladores pela influencia das propagandas sem fundamentos. Bebe tal refrigerante porque todos estão bebendo,
Não tem nenhuma opinião sobre aborto, homossexualismo, política, e logo fica a mercê dos aproveitadores tendo que se submeter a leis injustas.

Em Atos dos Apóstolos 17: 1 a 12 , diz sobre os Povos Tessalônicos e Bereanos,  tinham diferenças que definia suas características, os Tessalônicos eram povo cheios de  Ordens, tradições e condenações,  povo confuso,ao mesmo tempo rebeldes, não pesquisava nada, recebia ou recusava sem questionar; Submissão? Não, tolice! Os Bereanos eram bem diferentes , inclusive titulados de “Mais Nobres” , havia entre eles diálogo, respeito e educação , tudo era analisado em busca de fundamentos, só aceitaram as doutrinas que Paulo ensinava na sinagoga, após certificar nas escrituras, tinham a convicção que o conhecimento não era privilégio de alguns mas direito e dever de todos, por isso sobressaia.
Provérbios é um ótimo estimulante para o conhecimento. Diz, por exemplo, que o conhecimento evita o precipício.  Não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés. Pv 19:2

Deus te Abençoe em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário