Segundo CHIAVENATO (2004, p. 446)
"A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da
liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos
existentes (...)”. De acordo com STONER (1999, p. 344) "liderança é o
processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos
membros de um grupo”.
A liderança é necessária em todos
os tipos de organização humana, seja nas empresas, em cada um de seus
departamentos, seja nas comunidades etc. Ela é essencial em todas as funções da
Administração: o líder precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as
pessoas, isto é, liderar.
Estilos de Lideranças:
LIBERAL - A palavra
"liberal" deriva do latim, liber ("livre", ou "não
escravo"), e está associada com a palavra liberdade.
DEMOCRÁTICA - O termo origina-se
do grego antigo δημοκρατία (dēmokratía ou "governo do povo"), que foi
criado a partir δῆμος (demos ou "povo") e κράτος (kratos ou
"poder"). As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e
assistido pelo líder.
AUTOCRÁTICA - Do grego autos (por
si próprio) e kratos (poder), poder por si próprio. Apenas o líder fixa as
diretrizes, sem qualquer participação do grupo. O líder determina as
providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na
medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. O
líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao
trabalho de cada membro.
PARTICIPATIVA - Os liderados são convidados a
participarem dos processos decisórios. É nesse estilo de liderança que há o
incentivo dos componentes do grupo opinar, cabendo a decisão final ao
líder. Vantagens: Autonomia do
grupo; uma boa equipe tem a condição de
continuar o andamento da tarefa. Satisfação pessoal e o sentimento de
contribuição por parte dos integrantes.
Mas, afinal, existe o estilo
perfeito de liderança? A resposta é, definitivamente, não. O importante é a autenticidade. Ter
autoconhecimento para administrar pontos fortes e fracos. Liderança na Igreja é
o ato de ampliar o desempenho do homem, edificar a personalidade do homem além
de suas limitações comuns, ou seja: deve deixar de lado as pequenas intrigas, e
ajudar a unir todos os liderados num mesmo objetivo que é o de elevar o caráter
e a forma de pensar das pessoas ao mesmo caráter e forma de pensar de Cristo,
que eram Amor, benignidade, mansidão etc.
Segundo POSSI (2006, p.4-5),
White e Lippitt fizeram um estudo em 1939 para verificar o impacto causado
por três diferentes estilos de liderança
em meninos de dez anos, orientados para a execução de tarefas. Os meninos foram
divididos em quatro grupos e, de seis semanas, a direção de cada grupo era
desenvolvida pôr líderes que utilizavam três estilos diferentes: a liderança
autocrática, a liderança liberal e a
liderança democrática. As conclusões da pesquisa foram espantosas, pois os
meninos se comportaram conforme as "exigências" de cada grupo. Em
suma os resultados foram os seguintes.
As crianças expostas ao LÍDER AUTOCRÁTICO
demonstraram forte tensão e frustração. Além disso, a agressividade do grupo
foi aumentada assustadoramente. As crianças do grupo não formaram grupos de
amizade e nem tinham iniciativa para nada. Na execução das tarefas, não
demonstram satisfação e o trabalho só era exercido se o líder estivesse
presente junto ao grupo, quando o mesmo se ausentava as atividades cessavam e
as crianças do grupo expandiam seus sentimentos reprimidos, tendo explosões de
indisciplina e de agressividade.
Com as crianças do grupo de LIDERANÇA
DEMOCRÁTICA, a experiência já foi bem melhor. Houve um bom relacionamento entre
as crianças e o líder, além da formação de grupos de amizade e relacionamentos.
As crianças se mostraram mais responsáveis, exercendo suas atividades mesmo na
ausência de seu líder. O trabalho teve um ritmo mais suave e seguro.
Muito diferente do grupo anterior, as crianças
que estavam na presença de um LÍDER LIBERAL, o grupo teve uma atividade
intensa, porém sua produção foi baixíssima. Houve muita perda de tempo e
discussões, e a maioria voltada para motivos pessoais, ou seja, nada
relacionado ao trabalho em si. Por esse motivo as poucas tarefas desenvolvidas
eram feitas ao acaso. Pode-se notar no grupo um agressivo individualismo e
pouquíssimo respeito em relação ao líder.
Com essas conclusões, pode-se
observar que a liderança é uma influência interpessoal. Nesse caso, a
influência nada mais é que a força psicológica que uma pessoa exerce sobre
outra. Isso faz com que o indivíduo (liderado) modifique seu comportamento
seguindo orientações e exigências de seu líder. Geralmente os líderes utilizam
poder, influência e autoridade para conseguirem persuadir pessoas ou até mesmo
grupos a realizar as atividades conforme seu desejo ou necessidade. O mais
importante, no entanto para que se exerça a liderança é que o indivíduo tenha
conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo. Sem
conhecimento, as decisões do líder podem não dar em nada, ou pior ainda, podem
levar a prejuízos, derrotas e perdas irreparáveis.
Ter Inteligência Emocional.
Ter habilidade de agregação.
Ser um “vendedor” de ideias.
Ter capacidade de articulação.
Clareza de propósitos – “De onde
eu vim, o que eu estou fazendo aqui e onde quero chegar”.
Ter habilidades para a
Comunicação.
Ter habilidades em transformar o
complexo em simples.
Ser livre de Preconceitos.
Preocupar-se com a opinião do
outro. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba
elogiar.
Ser cordial. Falar e agir com
sinceridade: “tudo o que fizer, faça-o com todo o prazer”.
Ter a capacidade para considerar
os sentimentos dos outros. Existem três lados em qualquer controvérsia: o seu,
o do outro, e o que está certo.
Ser generoso em elogiar,
cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e
elevar os outros.
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