COMUNICAÇÃO
As pessoas não vivem isoladas nem são
autossuficientes. Elas se relacionam continuamente com outras pessoas ou com
seus ambientes por meio da comunicação.
Segundo Chiavenato (2000, p. 142),comunicação
é “a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem
ou informação”. Portanto, comunicação é quando uma informação é transmitida a
alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém. Para que haja
comunicação é preciso que o destinatário da informação a receba e a compreenda.
A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
O processo de comunicação prevê,
obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.
Mas nem sempre aquilo que o emissor
deseja informar é precisamente aquilo que o receptor decifra e compreende.
“Comunicação” - Origem no latim -“COMUNICARE” = “POR EM COMUM”; se houve um
“mal entendido”, a ação não foi comum, logo, não houve comunicação.
MODELO DE PROCESSO
DE
COMUNICAÇÃO
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A comunicação
com seus elementos tem uma sequência, que só se consolida com o feedback que
inclusive, “nutre” a comunicação.
Emissor: O
emissor é o ator principal do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite
uma mensagem para um receptor ou destinatário.,
Receptor:
Aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica,
isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
Mensagem: É o
objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações
transmitidas.
Canal : Se
designa o meio usado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor; o
espaço entre emissor e receptor.
Feedback:
Corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua
mensagem foi captada pelo receptor. Feedback é uma palavra inglesa que
significa realimentar ou dar resposta. Em alguns contextos a palavra feedback
pode significar reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou
negativo. Na área da comunicação, o
feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um
emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado
canal. A mensagem poderá ser alterada
por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por
parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de
comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem
enviada.
Barreiras à comunicação
Existem obstáculos ou resistências à
comunicação entre as pessoas. São variáveis que intervêm no processo de
comunicação e que o afetam profundamente, fazendo com que a mensagem enviada se
torne diferente da mensagem recebida, são elas:
Pessoais: Interferências que decorrem das limitações, emoções e
valores humanos de cada pessoa.
Físicas: Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o
processo de comunicação. Por exemplo, uma conversa paralela que possa distrair;
uma porta que bate; a distância física entre as pessoas; etc.
Semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos
através dos quais a comunicação é feita. As palavras, os gestos, sinais,
símbolos etc., podem ter diferentes sentidos e podem distorcer seu significado,
ou seja, as diferenças de linguagem. (semântica: estudo do significado das
palavras.)
É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE!
Quem aspira seriamente uma carreira
bem sucedida deve cuidar para que suas habilidades nessa área não sejam pobres.
Este é um processo muito importante pelo qual as pessoas através de transações
verbais e não verbais tem a chance de encobrir ou descobrir a si próprios e aos
outros. Quando nos comunicamos efetivamente, começamos a quebrar através das
diferenças e inseguranças, barreiras que
nos fazem medrosos e suspeitos dos outros.
Dicas
para Ouvir Bem e Falar Melhor:
Ø Lembre-se que a comunicação começa em
si, mas é processada na mente de outra pessoa.
Ø Defina o objetivo da comunicação.
Ø Antes de comunicar, clarifique as
suas próprias ideias.
Ø Seja objetivo, claro e conciso.
Ø Coloque-se no lugar da outra pessoa.
Ø Não interrompa os outros.
Ø Faça perguntas.
Ø Faça anotações.
Ø Preste atenção às mensagens não
verbais.
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