sábado, 2 de maio de 2015

COMUNICAÇÃO



COMUNICAÇÃO

As pessoas não vivem isoladas nem são autossuficientes. Elas se relacionam continuamente com outras pessoas ou com seus ambientes por meio da comunicação.

 Segundo Chiavenato (2000, p. 142),comunicação é “a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação”. Portanto, comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém. Para que haja comunicação é preciso que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.
Mas nem sempre aquilo que o emissor deseja informar é precisamente aquilo que o receptor decifra e compreende.
 “Comunicação” - Origem no latim -“COMUNICARE” = “POR EM COMUM”; se houve um “mal entendido”, a ação não foi comum, logo, não houve comunicação.


 MODELO DE PROCESSO 


DE 

COMUNICAÇÃO











A comunicação com seus elementos tem uma sequência, que só se consolida com o feedback que inclusive, “nutre” a comunicação.

Emissor: O emissor é o ator principal do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário.,

Receptor: Aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.

Mensagem: É o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.

Canal : Se designa o meio usado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor; o espaço entre emissor e receptor.

Feedback: Corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor. Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo.  Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal.  A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

Barreiras à comunicação
Existem obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas. São variáveis que intervêm no processo de comunicação e que o afetam profundamente, fazendo com que a mensagem enviada se torne diferente da mensagem recebida, são elas:

Pessoais: Interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.

Físicas: Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. Por exemplo, uma conversa paralela que possa distrair; uma porta que bate; a distância física entre as pessoas; etc.

Semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. As palavras, os gestos, sinais, símbolos etc., podem ter diferentes sentidos e podem distorcer seu significado, ou seja, as diferenças de linguagem. (semântica: estudo do significado das palavras.)

É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE!

Quem aspira seriamente uma carreira bem sucedida deve cuidar para que suas habilidades nessa área não sejam pobres. Este é um processo muito importante pelo qual as pessoas através de transações verbais e não verbais tem a chance de encobrir ou descobrir a si próprios e aos outros. Quando nos comunicamos efetivamente, começamos a quebrar através das diferenças e inseguranças, barreiras  que nos fazem medrosos e suspeitos dos outros.


Dicas para Ouvir Bem e Falar Melhor:
Ø  Lembre-se que a comunicação começa em si, mas é processada na mente de outra pessoa.
Ø  Defina o objetivo da comunicação.
Ø  Antes de comunicar, clarifique as suas próprias ideias.
Ø  Seja objetivo, claro e conciso.
Ø  Coloque-se no lugar da outra pessoa.
Ø  Não interrompa os outros.
Ø  Faça perguntas.
Ø  Faça anotações.
Ø  Preste atenção às mensagens não verbais.





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