quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Porque sofremos?

Essa é a pergunta que não se cala . 
A dor é um estado físico do nosso corpo , todos estamos sujeitos a sofrer algum tipo de dor , seja física , ou na alma, um desconforto emocional, enfim ; as lutas e desertos , são efeitos de quem está com dor.
Mas afinal , por que sofremos?  
  • O desfavorecido sofre porque que não tem os recursos financeiros que deseja e acredita que se tivesse, sua vida seria diferente;  acontece que o rico cheio de recursos financeiros também sofre. 
  • Os jovens sofrem porque não encontraram ainda o grande amor de sua vida, mas existem muitos que encontram e, também sofrem, brigam e se separam ou apenas vão convivendo.
  •  Muitos sofrem por estar doentes e muitos estão saudáveis e também sofrem com o medo de ficar doentes ou  motivos outros.
  •  O estudante sofre porque quer passar no vestibular, e, depois que passa, continua sofrendo para se formar e, depois que se forma, sofre para conseguir um emprego e depois continua sofrendo para mantê-lo.
São Pais que sofrem pelos filhos e filhos que sofrem pelos Pais. A humanidade Sofre por depressão, ansiedade, medo, dúvidas, desgosto, desprezo, solidão e assim vamos vivendo.
 Apesar de sermos criados à imagem e semelhança de Deus, somos imperfeitos , ainda estamos na oficina do Criador, precisamos lidar com a nossa finitude todos os dias, o fato de imaginar o fim trás ao homem uma dor inexplicável e esse sentimento provoca certos sofrimentos fazendo-o viver constantemente dominado pela ansiedade, pelo desejo de ser mais feliz, e cheio de dificuldades para lidar com a insatisfação.
Friedrich Nietzche, filósofo alemão, dizia: "O que não mata deixa mais forte". E também, o Apóstolo Paulo teve uma experiência pessoal com o sofrimento e afirmou com convicção “quando estou fraco , então é que sou forte”; O sofrimento é inerente ao homem.

Por causa do pecado o homem sofre e, o sofrimento tem o poder de  aproximar o homem do seu Criador. As dores do sofrimento também servem para nos fortalecer, crescemos com as experiências , rompemos barreiras com  maturidade, e conseguimos enfrentar aquilo que nos aflige. 

"...em tudo somos atribulados , mas não angustiados; perturbados , mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos , mas não destruídos.

Precisamos da resiliência. 

Para a psicologia , resiliência é a capacidade de uma pessoa enfrentar situações adversas , dolorosas e retirar algo de positivo dessas experiências , é sairmos de uma situação de crise mais amadurecidos.

O texto que está no livro de Lamentações  de Jeremias 3:39 – 40, nos leva a uma reflexão e à conclusão de que as respostas sobre o sofrimento está no próprio homem, diz assim o texto:   
“De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR”

Precisamos ter mente aberta para as mudanças , evitar o  murmúrios , olhar para o alvo que é Jesus, usar o passado a nosso favor, usar a inteligência emocional nas memórias ruins  que nos maltrata; pessoas que não perdoam  se tornam amargas, e com isso sofrem. No evangelho de Mateus : 11 : 28, Jesus disse :
 “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. Jesus é o nosso bálsamo.

Não posso negar, o sofrimento existe. Mas Deus é maior.
Deus o abençoe em Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário