sábado, 14 de junho de 2014

Eu Acredito no Potencial Humano.O Poder Escondido!





Compartilho as teorias da psicologia humanista que tem a abordagem Centrada na Pessoa; a humanista  critica a abordagem do behaviorismo, como  artificial, pois ,  analisa o comportamento do homem a partir de  máquinas e animais condicionados.

O homem é capaz de criar condições para adquirir a sua liberdade, o que obriga o sujeito a ser mais cuidadoso consigo, já que passa a ter diversas opções existenciais. Portanto, o homem é capaz de atuar como protagonistas de sua própria vida, assumindo a responsabilidade de suas escolhas no mundo e, por conseguinte, sendo responsáveis por suas consequências.



 Carl ROGERS, forte defensor  da psicologia humanista, afirma que  “o ser humano, como todos os organismos, tende a crescer e a se atualizar. É claro que todos os fatores sociais, econômicos e familiares podem interromper esse crescimento, mas a tendência fundamental é em direção ao crescimento, ao seu próprio preenchimento ou satisfação”. Rogers exemplifica esse processo lembrando batatas que guardávamos no porão da nossa casa na fazenda. Elas criavam brotos porque havia uma janelinha no quarto. Era uma tentativa inútil, mas parte da tentativa do organismo de se satisfazer. Você consegue um produto muito diferente quando planta uma batata na terra, ele compara esse processo ao que pode ser encontrado em delinqüentes e em pessoas que são tidas como doentes mentais: o modo como suas vidas se desenvolveram.


 Somos Autorrealizáveis. Há em nós um potencial enorme capaz de nos impulsionar rumo ao sucesso e, existem pessoas extremamente habilidosas para extrair o que há de bom em nós. 



  Precisamos  de lideres  com  percepção ativa que, assim como eu, acredita no potencial escondido em cada ser humano. Precisamos de lideres capazes de respeitar a autonomia dos indivíduos. Carecemos de  lideres não centralizadores -  mas, acima de tudo mestres, formadores de  discípulos.


      Você pode. Acredite... 
      Deus já Habilitou você. 
      Você é capaz.. Siga! 

                                                                                                                                            Um abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário