domingo, 22 de março de 2015

LÍDER E LIDERANÇA.



Segundo CHIAVENATO (2004, p. 446) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)”. De acordo com STONER (1999, p. 344) "liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo”.

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, em cada um de seus departamentos, seja nas comunidades etc. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o líder precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.

Estilos de Lideranças:

LIBERAL - A palavra "liberal" deriva do latim, liber ("livre", ou "não escravo"), e está associada com a palavra liberdade.
DEMOCRÁTICA - O termo origina-se do grego antigo δημοκρατία (dēmokratía ou "governo do povo"), que foi criado a partir δῆμος (demos ou "povo") e κράτος (kratos ou "poder"). As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.
AUTOCRÁTICA - Do grego autos (por si próprio) e kratos (poder), poder por si próprio. Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
 PARTICIPATIVA - Os liderados são convidados a participarem dos processos decisórios. É nesse estilo de liderança que há o incentivo dos componentes do grupo opinar, cabendo a decisão final ao líder.  Vantagens: Autonomia do grupo;  uma boa equipe tem a condição de continuar o andamento da tarefa. Satisfação pessoal e o sentimento de contribuição por parte dos integrantes.

Mas, afinal, existe o estilo perfeito de liderança? A resposta é, definitivamente, não.  O importante é a autenticidade. Ter autoconhecimento para administrar pontos fortes e fracos. Liderança na Igreja é o ato de ampliar o desempenho do homem, edificar a personalidade do homem além de suas limitações comuns, ou seja: deve deixar de lado as pequenas intrigas, e ajudar a unir todos os liderados num mesmo objetivo que é o de elevar o caráter e a forma de pensar das pessoas ao mesmo caráter e forma de pensar de Cristo, que eram Amor, benignidade, mansidão etc.

Segundo POSSI (2006, p.4-5), White e Lippitt fizeram um estudo em 1939 para verificar o impacto causado por  três diferentes estilos de liderança em meninos de dez anos, orientados para a execução de tarefas. Os meninos foram divididos em quatro grupos e, de seis semanas, a direção de cada grupo era desenvolvida pôr líderes que utilizavam três estilos diferentes: a liderança autocrática, a liderança liberal  e a liderança democrática. As conclusões da pesquisa foram espantosas, pois os meninos se comportaram conforme as "exigências" de cada grupo. Em suma os resultados foram os seguintes.
 As crianças expostas ao LÍDER AUTOCRÁTICO demonstraram forte tensão e frustração. Além disso, a agressividade do grupo foi aumentada assustadoramente. As crianças do grupo não formaram grupos de amizade e nem tinham iniciativa para nada. Na execução das tarefas, não demonstram satisfação e o trabalho só era exercido se o líder estivesse presente junto ao grupo, quando o mesmo se ausentava as atividades cessavam e as crianças do grupo expandiam seus sentimentos reprimidos, tendo explosões de indisciplina e de agressividade.
 Com as crianças do grupo de LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, a experiência já foi bem melhor. Houve um bom relacionamento entre as crianças e o líder, além da formação de grupos de amizade e relacionamentos. As crianças se mostraram mais responsáveis, exercendo suas atividades mesmo na ausência de seu líder. O trabalho teve um ritmo mais suave e seguro.
 Muito diferente do grupo anterior, as crianças que estavam na presença de um LÍDER LIBERAL, o grupo teve uma atividade intensa, porém sua produção foi baixíssima. Houve muita perda de tempo e discussões, e a maioria voltada para motivos pessoais, ou seja, nada relacionado ao trabalho em si. Por esse motivo as poucas tarefas desenvolvidas eram feitas ao acaso. Pode-se notar no grupo um agressivo individualismo e pouquíssimo respeito em relação ao líder.
Com essas conclusões, pode-se observar que a liderança é uma influência interpessoal. Nesse caso, a influência nada mais é que a força psicológica que uma pessoa exerce sobre outra. Isso faz com que o indivíduo (liderado) modifique seu comportamento seguindo orientações e exigências de seu líder. Geralmente os líderes utilizam poder, influência e autoridade para conseguirem persuadir pessoas ou até mesmo grupos a realizar as atividades conforme seu desejo ou necessidade. O mais importante, no entanto para que se exerça a liderança é que o indivíduo tenha conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo. Sem conhecimento, as decisões do líder podem não dar em nada, ou pior ainda, podem levar a prejuízos, derrotas e perdas irreparáveis. 


Características importantes de um Líder:

Ter Inteligência Emocional.
Ter habilidade de agregação.
Ser um “vendedor” de ideias.
Ter capacidade de articulação.
Clareza de propósitos – “De onde eu vim, o que eu estou fazendo aqui e onde quero chegar”.
Ter habilidades para a Comunicação.
Ter habilidades em transformar o complexo em simples.
Ser livre de Preconceitos.
Preocupar-se com a opinião do outro. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
Ser cordial. Falar e agir com sinceridade: “tudo o que fizer, faça-o com todo o prazer”.
Ter a capacidade para considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados em qualquer controvérsia: o seu, o do outro, e o que está certo.
Ser generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.

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