domingo, 21 de junho de 2015

Resgatando o Discipulado e o Cuidado.

Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus. Atos 14:22


Tony Evans definiu assim o discipulado: “É aquele processo de desenvolvimento da Igreja que progressivamente conduz os Cristãos da infância para maturidade espiritual, de tal maneira que se tornam capazes de repetir o processo com outra pessoa”.
 
Discipulado é uma preparação de Cristãos com objetivo de gerar outros Cristãos, porém, somente Cristãos maduros são capazes de produzir frutos que permaneçam.
                                                           
Uma continha básica:

Número de batizados MAIOR que, número de pessoas dispostas à cuidar é IGUAL a "porta dos fundos mais larga que a porta de entrada"; ou seja, perde-se muito mais que ganha.

Entre as várias causas que podem levar uma pessoa a não permanecer na Igreja local, está a falta do cuidar e, falhas no processo de discipulado. 

A nós Pastores,  recordemos Provérbios 27:23 - "Conhece bem o estado das tuas ovelhas, e presta atenção aos teus rebanhos"; 
Há urgência para um discipulado mais eficaz e mais autêntico, não me refiro àquelas aulas Bíblica, na salinha do templo, que preparam pessoas para o batismo, mas do cuidado que deveria continuar pós batismo com vistas à maturidade Cristã.
A falta de obreiros é tão evidente, que o recém batizado é imediatamente responsabilizado por tarefas no templo; tarefas que o afasta do alimento que advém da pregação e dos estudos Bíblicos. Além de se afastar do alimento espiritual que é fundamental para o crescimento saudável, o novo convertido se aproxima de alguns conflitos e crises que ainda não está preparado e estruturado para enfrentar, muito menos auxiliar na resolução. Então, o resultado é um crente assustado e frustrado, fragilizado e adoecido espiritualmente e, como alguns que se dizem discipulador não cuidam devidamente, esse doente vê-se na porta de saída, às vezes escapa pelos fundos. Aliás, não é muito frequente as saídas acontecerem por questões doutrinárias mas, pela ausência do cuidado.
 
Segundo o manual do discipulador, são muitos os fatores que podem prejudicar o processo de discipulado, entre eles, o Pastor que se limita ao crescimento puramente numérico na igreja, a falta de assistência às ovelhas e, as pregações e apelos sem fundamentação Bíblica carregadas de interesses pessoais. Às vezes há, sem dúvidas, um bom trabalho de evangelismo, mas os cuidados para com as pessoas e as relações humanas deixam a desejar.
 
Apesar das dificuldades que enfrentamos para conduzir o povo, precisamos urgentemente melhorar as práticas do "cuidar" das ovelhas.
 
Postado por Pr Luzimar Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário