domingo, 13 de setembro de 2015

Mais Cachorros que Crianças





A Pesquisa Nacional recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traz novos dados sobre animais de estimação nos lares do país. O IBGE estimou a população de cachorros em domicílios brasileiros em 52,2 milhões. O dado mostra que, no Brasil, existem mais cachorros de estimação do que crianças. De acordo com outra pesquisa do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2013, havia 44,9 milhões de crianças de até 14 anos.


O Cão é mesmo um amigo, recentemente uma notícia correu as mídias por todo país: “Cão que esperou uma semana em porta de hospital reencontra o dono”; parei para ver, com certeza, uma atitude de amor. O dono internado, e o cachorro aguardando na porta de entrada do hospital por vários dias seguidos. 



Há uma frase de Maine de Brian que afirma: “o cachorro só é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro”.  Pois bem, encontro na Bíblia uma referência que exorta:  “ ...o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns {...} se traspassaram a si mesmo com muitas dores”! Certamente, o dinheiro é uma base para apostasia de muitos, ele é responsável por várias contendas em diversas famílias e, exclui muitas pessoas.


Voltando à estatística do IBGE, admito que o ser humano esteja costumando mais com cães e perdendo a afeição por pessoas.  Uma pesquisa perguntou: “Porque conviver com pessoas é tão difícil”? Respostas diversas diziam, por exemplo: “Às vezes me sinto assim...me dá vontade de fugir de todos”. “Intolerância”. “Difícil conviver com as diferenças, etc..”; ou seja, questões emocionais, indiferença, intolerância, soberba, avareza, desejo descontrolado por poder, oportunismo, necessidade de estar em evidência e, uma série de outros comportamentos, tem provocado aversão entre os homens. Mas, o outro é necessário para nosso desenvolvimento, por isso, temo essa lacuna que aos poucos está crescendo, a ausência do “outro” nas nossas relações;  nosso desenvolvimento, enquanto ser - no – mundo, se dá a partir das nossas relações com o outro; o outro contribui bastante na nossa capacidade de auto compreensão e compreensão de mundo, é como aprendêssemos a ser humano imitando outros humanos que nos são apresentados, o homem precisa estar sempre em contato e interagindo.


Mais cachorros que pessoas - cachorro não reclama, não fica indiferente, não exige muita coisa, não fica com mau humor, não é arrogante – cachorro não mata em troca de poder e fama, não se vendem, não vinga - cachorro não oprime, não engana;  Porém, apesar de todas as características positivas dos animais, precisamos  reaprender com eles e, melhorar nossa relação com os humanos, ceder, quando necessário, falar, desejar ouvir e compreender o discurso do outro, que pode vir carregado de carências. Pesemos: a intolerância e arrogância estão somente no outro, o insuportável é o outro e assim seguimos, tentando substituir o insubstituível. 

Pr.Luzimar Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário