domingo, 30 de junho de 2019

SER INTEIRO



POIS TU FORMASTE O MEU INTERIOR” (Sal. 139:13). “TUDO QUE HÁ EM MIM BENDIGA O SEU SANTO NOME” (Sal. 103).

Quando li essas palavras me ocorreu pensar na construção e ajustamento do ser humano. O homem é uma junção de partes, que na medida em que vai se socializando, principalmente na relação com pai, mãe e cuidadores, vai alcançando seu ajustamento. Mas, as perguntas que me ocorrem, e gostaria de convidar você caro leitor a examinar comigo, são:

O QUE DE FATO HÁ EM MIM?  ESTOU REALMENTE AJUSTADO?

A ausência de respostas no próprio sujeito faz com que ele viva ansioso, perdendo o sentido, com angustias e outros sofrimentos que poderiam ser evitados.
Vejo pessoas COMO JARROS QUEBRADOS À ESPERA DE COLA QUE VINCULE SUAS PARTES. São inúmeros os discursos emitidos por PESSOAS FRACIONADAS, estão tão desconstruídas que perdem seu precioso tempo, indo aqui e ali sem êxito algum.  

PESSOA FRACIONADA NÃO RETÉM. PESSOA FRACIONADA NÃO CONSEGUE SER AUTOR DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. PESSOA FRACIONADA TEM DIFICULDADES DE PENSAR COM A PRÓPRIA CABEÇA. PESSOA FRACIONADA SE SENTE INSUFICIENTE. 

É no fazer psicológico e na prática pastoral que constantemente me inquieto com a falta de singularidade em diversas pessoas que vivem como  personagens. O “QUEM SOU” é uma das questões dos interrogantes ansiosos, ela tanto perturba o sujeito que há aqueles que pensam – ‘SERIA MELHOR NÃO EXISTIR’!   É bem verdade que estamos em construção, mas o saber vai ajudar no sentido de direção.  ‘Conheça a ti mesmo’ - um dos grandes desafios do ser humano que demanda coragem e superação. A falta de sentido de direção faz com que o sujeito viva ‘rodando..rodando’, e, de tão estonteado, ele perde a consciência de si mesmo.
Assim sendo, é indispensável buscar e encontrar o sentido e a consciência de si mesmo, os bons navegantes dizem que nenhum vento é favorável para quem não sabe aonde vai. Somos em nossa origem definidos pelo verbo ‘SER’, portanto, em tudo que fazemos tem que haver um envolvimento integral, com conteúdo, inclusive no culto que apresentamos a Deus. Se estivermos inteiros, Deus estará inteiro em nós e, suportaremos melhor as angustias!


Luzimar S. Vieira  

Um comentário:

  1. Seu blog está muito legal. Continue e continue...
    O ser humano é muito complexo. Ele sofre influência de tudo, mas não influencia tudo. E este é o grande dilema saber equacionar isto é uma grande atitude proativa.
    E com isto estamos contribuindo para nos conhecer. Também temos que nos esforçar para conhecer outros seres humanos e se possível contribuir para a sua jornada. E assim se fazemos mais seres humanos.

    ResponderExcluir