quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O aroma de vida e de morte


E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo,
e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, 
nos que se salvam e nos que se perdem.
Para estes, certamente cheiro de morte para morte; 
mas para aqueles cheiro de vida para vida....” 2 Coríntios 2:14-16.

O Apóstolo Paulo usa simbolicamente um desfile que acontecia após uma guerra, em que os conquistados eram exibidos  pelos vencedores de modo triunfal , os que assistiam o cortejo queimavam incenso aos vencedores  e, aquele perfume que exalava do incenso, lembrava a vitória sobre os vencidos. Para os vencedores, era um perfume muito agradável que dá vida, mas para os derrotados era um cheiro mal que lembrava a morte.

As palavras do Apóstolo Paulo me fazem pensar os perfumes, seus diversos aromas e, posso aqui, traçar um paralelo com a personalidade dos indivíduos, conjunto de características que determinam sua individualidade. O cheiro que espalhamos é uma das marcas mais reveladoras de nossa identidade, e podem ser comparados a três tipos de personalidades diferentes. 
  • O primeiro é o cheiro que não é o da pessoa, um estilo de comportamento que esconde a real personalidade,
Compara-se àquele indivíduo que não possui atitudes próprias, não vive sua própria vida, não consegue ter opinião formada sobre quase nada, não toma decisões, ou seja, só se locomove com “muletas”. Uma personalidade duvidosa. É um cheiro que pode intoxicar.
  • O segundo é o cheiro natural  e pode ser um odor muito forte,
Aquele  "muito da pessoa", personalidade, quem sabe, com tendências a dominador, tipo: “se EU não aparecer...”; um estilo que deseja levar vantagens em tudo; só prevalece "MINHA opinião", "EU não aceito conselhos de ninguém" etc.. O brilho tem que ser só "EU". "EU" "EU" e, nunca, jamais "NÓS". E o pior, quase sempre não percebe seu próprio “cheiro”. Desconhece os limites de sua própria ignorância. Cuidado, personalidade assim pode ser perigosa!
  • O terceiro cheiro é a fragrância de Cristo.
O bom perfume é um aroma que ativa na memória as boas lembranças. É o resultado da entrega, da submissão à Deus e do novo nascimento, não é só  o "cheiro natural".

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.  (Gl 2:20).  

Essa é a fragrância do conhecimento de Cristo, um cheiro agradável. Personalidade de um homem, embora limitado, se esforça para não ser dúbio; Aroma  que atrai pessoas, e não o odor que repele; cheirinho de limpeza, ou seja, pessoa educada, sensata, e equilibrada; autêntica e, não agressiva.

O homem cristão deve exalar o cheiro agradável de Cristo que remete ao amor verdadeiro, peculiar aos filhos de Deus. Um cheiro que deixe marcas de boas memórias mesmo depois de o indivíduo  se ausentar.

Deus te abençoe em Cristo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário