quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O joio e o Trigo - deixem que a semente amadureça.

 Mateus 13 : 24 a 30, a parábola do joio e do trigo.

 A parábola do joio e do trigo é uma reflexão, um alerta, principalmente para aqueles que pensam ter alcançado a condição de juízes entre os homens. Além dos falsos cristãos , a parábola nos faz também pensar naqueles que querem antecipar o juízo de Deus , são os impacientes e, muitas vezes delatores. 
 Enquanto os trabalhadores daquela plantação de trigo estavam dormindo, veio um inimigo e semeou sementes de joio naquela maravilhosa plantação de trigos, quando perceberam que o trigo estava correndo riscos devido à semente venenosa que fora semeada (porque a raiz do joio se entrelaça na base do trigo), queriam de qualquer maneira arrancar aquilo que eles identificaram como sendo joio,  mas, o agricultor não permitiu, preocupado em preservar o trigo, pois, poderiam confundir trigo e joio por serem parecidos e por estar muito próximos, assim cometeriam injustiças. Logo, temos na parábola, além dos falsos cristãos (Joio) , aqueles que queriam mesmo, antecipar o juízo de Deus, querendo fazer justiça com as próprias mãos.

Paulo em sua carta aos Coríntios 4:5 adverte: 
“não quereis julgar nada antes do tempo, até que o Senhor venha , o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas , e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor”.

No Oriente, A má semente era semeada no campo de trigo pelos inimigos como forma de vingança. As sementes se misturavam, confundindo os trabalhadores da plantação, causando assim grandes prejuízos para o agricultor.  Existem mesmo algumas semelhanças entre as duas plantações , mas, segundo os estudiosos, há alguns detalhes curiosos que ajudam, são eles: 
O trigo muda de cor até chegar à cor palha . O joio permanece com a cor de sempre,não muda. O trigo forma em pendão elevando altivo em direção ao céu . O joio se esparrama e se desfigura . A raiz do trigo cresce para baixo . O joio se alastra sorrateiro . O trigo é a base do mais importante alimento de todos os tempos, o pão . 
Ainda não conseguiram definir qual o valor e a utilidade do joio, mas afirmam que em algumas regiões o joio é denominado como “falso trigo” e pode ser venenoso, afirmam também que a farinha que contém muito joio, fornece um pão com efeitos tóxicos. Já o trigo contém proteínas e vitaminas.

Mas, apesar de todas essas características, a atenção é indispensável e, em se tratando de pessoas , pois, na parábola Jesus traça um paralelo entre as sementes e os homens , a atenção deve ser redobrada; existem “ceifeiros” hoje dispostos a arrancar aqueles que, talvez pelo preconceito, são considerados joio. Como o campo é livre , vigiemos para não sermos injustos antecipando o juízo que é de Deus. Bons e maus às vezes podem ser parecidos, ambas as sementes têm o “direito” de crescer, mas só o agricultor tem autoridades para rejeitar essa ou aquela plantação. Jesus disse assim : 
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e  secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.  João 15:1-4 e 6.

O tempo da colheita chegará, então Deus, que conhece o coração do homem e realmente sabe separar trigo de joio, vai dizer: “Arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado. Depois, recolhei o trigo no meu celeiro." (Mt 13, 30.)

Deus te abençoe em Cristo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário