segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SENTIMENTOS.


A sunamita partiu e chegou aonde estava o homem de Deus, no monte Carmelo. O homem de Deus, vendo-a de longe, disse ao seu servo Geazi: Aí vem a sunamita; corre-lhe ao encontro e pergunta-lhe se ela vai bem, como vai o seu marido e o seu filho. Ela respondeu: “Tudo vai bem". II Reis 4.25,26

Os versículos acima é parte de um texto Bíblico que narra a história de uma mulher que habitava numa cidade chamada Suném e por isto era conhecida por a Sunamita. Esta mulher perdera um filho ainda criança vitima de uma doença grave. Ao perceber que o menino estava morto, imediatamente saiu ao encontro de Elizeu o profeta, assim que foi avistada, Geasi ajudante do profeta foi logo ao seu encontro e fez-lhe a abordagem com a seguinte pergunta: “Vai bem? “Como vai o seu marido e seu filho”? Ela respondeu :”Tudo vai bem”.
Alguns concluem por esta resposta , que a Sunamita era uma mulher de fé; Com o filho morto em casa dizer que vai tudo bem? Sem duvidas ela era mesmo uma mulher de fé, com muitas convicções, mas nem por isto ela deixou de sentir e externar os sentimentos.  A mulher não se abriu para Geasi  falando de seu real sentimento, certamente  porque ele não podia fazer nada por ela, mas, com Elizeu  sim, ela expôs toda dor, ela derramou toda a  amargura de seu coração, (2º Reis 4:27).
Lembrar esse fato Bíblico para falar de sentimentos é bastante oportuno, muitos escondem seu real sentimento por entender que, se cremos em Deus , não podemos chorar; se cremos em Deus não podemos ter tristezas, medo ou momentos de angustias; e quando me sinto assim, logo tenho que sufocar esse sentimento, preocupado com o que as pessoas podem pensar.
Sentimento, é um conjunto de sensações físicas e emoções, todos os seres biológicos são capazes de sentir, e a experiência da fé pode sim, nos tornar pessoas mais equilibradas, mas a fé não nos torna menos humano.
Bronnie Ware uma enfermeira que passou muitos anos cuidando de pacientes em seus últimos meses de vida, escreve em seu livro sobre os arrependimentos mais comuns dessas pessoas, entre eles li o seguinte: “Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos”!
Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, se acomodaram em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eles realmente eram capazes de ser. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimentos que eles carregavam
.
Em uma aula de filosofia, meu professor falando de sentimentos, levou-me a refletir, lembrou que velório é um dos ambientes em que as pessoas são induzidas a não externar seus sentimentos de dor e tristeza, alguns chegam diante daquele que acabara de perder um ente querido dizendo: “Fica assim não”! Como não ficar assim após perder uma pessoa querida? Essa expressão precisava mudar para: “Sinta o quanto for necessário, eu entendo, estou aqui pra te suportar.
O Pastor Ricardo Gondin, faz um desabafo, em seu blog ele comenta: “Preciso me manter aberto à companhia de gente que molda a vida, consciente ou inconsciente, pelos valores do Reino de Deus sem medo de pensar, sonhar, sentir, rir e chorar. Desejo desfrutar (curtir) uma espiritualidade sem a canga pesada do legalismo ...”
Porque calar todos os sentimentos?  Homens de fé conhecidos como profetas de Deus mostraram por várias vezes suas tensões internas; O apostolo Tiago afirma em sua carta que Elias, o profeta, era humano como nós , sujeito as mesmas paixões (5:17) e foi exatamente o que vimos, naquele fato que envolvera o profeta e os profetas de baal; Elias, após vencer os inimigos externos, passou a ter uma grande luta interna que eu não sou capaz de julgar, somos semelhantes; ele se transformou em um Elias , amedrontado, triste e cansado, vivendo momentos de muito medo e angustia (1º Reis 19:4), ele estava literalmente no deserto e chegou a se esconder em uma caverna.
 Jonas, outro profeta foi acometido de desânimo a ponto de desejar a morte (Jonas 4:3). Tomé o discípulo, duvidou, foi incrédulo sobre a ressurreição de Jesus e pediu uma prova. Quantos têm momentos de duvidas, angustia, medo,dor, saudade, alegrias, mágoas, e não têm a mesma sinceridade desses homens, simplesmente se escondem e sufocam sentimentos para manter as aparências.
Precisamos sim, aprender a manejar e examinar nossos sentimentos, buscar equilíbrios e aprendizado a partir das sensações, mas não é bom achar que somos super humanos, temos em nós o sistema límbico que aciona as emoções e os sentimentos, e isto é um processo até certo ponto normal.
Todo sentimento tem uma manifestação corporal, por que não ser sincero quanto a eles?
 Não armazene certos sentimentos para não sofrer tanto e nem ficar doente, compartilhe!
Se esconderes todos os seus sentimentos, a vítima pode ser você.
Lance sobre Deus as suas ansiedades , Ele cuida de todos nós!

Deus te abençoe em Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário