terça-feira, 27 de março de 2012

O Medo

O homem tornar-se-á qualquer coisa que ele permitir que sua mente pense continuamente, Pv 23:7.
 Paulo, o Apóstolo, sabedor que os pensamentos têm a capacidade de alterar muito o nosso viver , apesar de estar numa prisão em Roma, escreveu aos Filipenses sobre a certeza de triunfo estimulando-os com estas palavras: " ... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso que ocupe o vosso pensamento i".
Pensamentos trás consigo o estimulo da coragem mas traz também medo e tormento ; Jó viveu isso, afirmou ele dizendo: “O que eu pensava sempre e, com muito medo que acontecesse, aconteceu !”
O medo é um fator de proteção contra os perigos, mas existe medo que nos aprisiona ; o medo descontrolado que às vezes cativamos, pode atrair males para nossa vida, Na Bíblia está escrito que, o medo tem consigo o tormento (1º João 4:18), muitos dizem: “não quero me envolver, porque tenho medo de sofrer.” “Não quero fazer determinado exame, porque tenho medo de saber o que eu tenho.”
O que percebemos é, que há no homem o medo real , mas há também o medo imaginário, o medo que o coloca numa condição segura, mas também o medo que tira a vida ou o coloca numa prisão, o medo não controlado, pode ser um limitador de muitas realizações como por exemplo, perder o privilégio de constituir uma família por medo de não conseguir assumir as responsabilidades, não ter uma carteira de habilitação por medo de ser reprovado, medo de se apaixonar e não ser correspondido, e assim vai vivendo, não alça vôo, ficando aprisionado pelo medo.
Precisamos ser confrontados para crescimento e amadurecimento; ou enfrentamos a realidade ou ficaremos estagnados para sempre; desafios servem para nos disciplinar e nos ensinar a controlar o medo que nos aprisiona; precisamos estar conscientes, que em algum momento seremos desapontados, mas não podemos deixar que essa emoção dirija nossa vida. As nossas emoções não são dignas de muita confiança, às vezes a sensação de medo pode não ser real e sim da imaginação, mas pode trazer uma doença verdadeira.
Alguns médicos afirmam que 30% das doenças originam-se em nossas mentes e emoções. Ciúmes, ansiedade,insegurança, tensão nervosa, frustração, ira e pessimismo têm uma força enorme , e se não controlados pode destruir.
 O Medo excessivo pode ser ausência de fé em Deus , quando no mar, os discípulos de Jesus ficaram com medo da tempestade, Jesus os chamou de: “homens de pouca fé. Por que estão com medo?”


Quantos medos
Medo de ir, medo de sair, medo de uma consulta, medo de sofrer, medo de se envolver e sofrer, medo de preconceito, medo de fracassar, medo de não ser aceito.- não são os medos previsíveis, reais e sim os medos possíveis que nos fazem perder a noção da realidade, que nos paralisam, que dificultam nossa vida e nossas decisões.

Mas Deus tem promessas para você

Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
Sl 55:22

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
2 Timóteo 1:7

Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.
Sl 119:165

Deus te abençoe em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário