quarta-feira, 4 de abril de 2012

A páscoa é do Cordeiro e não do Coelho

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29

Páscoa, (Êxodo 12)


O termo páscoa vem do Hebraico que tem origem na palavra Pesah que significa pular além da marca, passar por cima, poupar.
A história Bíblica nos diz que os descendentes de Abraão , Isaque e Jacó passaram mais de 400 anos no Egito, mas Deus decidiu libertá-los da escravidão. Levantou o líder Moisés para o êxodo que seria a “saída” daquele povo. O Senhor falou a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo para que me sirva. Mas o Faraó endureceu o coração e não permitiu ao povo sair. Então, Deus enviou as dez pragas. A décima praga, que seria a decisiva exigiu quem Deus criasse uma maneira de poupar os Israelitas da morte, visto que eles também habitavam no Egito, emitiu uma ordem especifica ao seu povo, só pela obediência a essa ordem traria a proteção divina a cada família dos Hebreus com seus respectivos primogênitos. Cada família tinha que tomar um cordeiro macho de um ano, sem defeito que deveria ser sacrificado ao entardecer do dia quatorze do mês abibe. Parte do sangue do cordeiro sacrificado, devia ser aspergido nos dois batentes da porta de cada casa , quando o destruidor passasse por aquela terra, ele passaria por cima daquelas casas que tivessem o sangue do cordeiro aspergido sobre elas, daí o termo páscoa. Pelo sangue do cordeiro morto os Israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra todos os primogênitos Egípcios.
 O propósito de Deus foi ensinar a importância da obediência e da redenção pelo sangue de Cristo, preparando-o para o advento do “Cordeiro de Deus”, que séculos mais tarde seria a salvação do homem (João 1:29).
Conforme o texto em êxodo 12:11, naquela noite todos deveriam estar preparados para sair, deveriam ter também junto do cordeiro ervas amargas e pães sem fermento ou seja, simbolizando uma vida de escravidão que estava sendo abandonada, e a busca de uma nova vida sem  a falsidade.
A fuga do povo de Deus do Egito é sem duvida uma história marcante , que no mínimo deveria despertar curiosidades na maioria das pessoas, pois, seria o inicio de uma celebração que marcou a libertação do povo de Deus.
Mas Com o passar dos anos, foram mudando o sentido e o valor real da páscoa, introduziram elementos que não possuem vinculo algum com a páscoa instituída por Deus. No passado foram os ovos de galinhas que eram pintados e distribuídos, hoje, introduziram os ovos de chocolate e o coelho, e praticamente eliminaram o Cordeiro, muito comércio e pouca reflexão Bíblica, muito comércio e pouco valor ao sacrifício de Jesus.  Parece que todo esse envolvimento da páscoa com o comércio, tem também intenção em fazer desviar o nosso olhar do cordeiro que é Jesus, sei que não precisa ser mais celebrada com ervas amargas, muito embora elas tinham o propósito de fazer lembrar o sofrimento nos tempos de escravidão, mas por outro lado o chocolate não nos remete àquele tempo de Egito, não nos faz valorizar a libertação, pode não nos afastar de Deus, mas também não acrescenta nada à vida Cristã, não é difícil perceber que muitos nem se quer sabem o porquê da páscoa .
Aquela celebração seria um estatuto perpétuo (Êxodo 12:14) , seria um sacrifício comemorativo.
 Jesus se entregou por todos nós . O Profeta Isaias definiu Jesus em sua profecia, como um ser sem beleza e formosura; e quando olhávamos para ele  nenhuma beleza víamos para que o desejássemos. Mas ele foi morto e ressuscitou para que tivéssemos vida , e essa vida deve ser valorizada. Jesus é nossa verdadeira páscoa, Ele sim , deve ser lembrado diariamente, só Ele é merecedor de toda honra e exaltação.

A Páscoa é do Cordeiro (Jesus), não afaste seus olhos Dele.

Deus te abençoe em Cristo!

2 comentários:

  1. Oii professor. Adorei seu blog.
    Vc aborda temas bem bacanas.

    Amei a postagem de sentimentos, bem
    a pura verdade.

    Seguindo...

    Visita o meu?
    http://meuryss.blogspot.com.br/

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. A paz, irmão!
    Sou blogueira, e creio acima de tudo no nosso único Deus!
    Que Deus continue te abençoando e te usando como boca do Evangelho!
    Se puder siga meu blog, e fique à vontade se quiser cometar, seu comentário será super importante para o crescimento do blog!
    Fica com Jesus!

    http://querido-deus.blogspot.com

    ResponderExcluir