quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O Deus Desconhecido,



...passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse , pois que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens... (Atos 17:23,24)
 Paulo disse estas palavras no Areópago, um tipo de tribunal em Atenas Capital da Grécia, os sábios se reuniam ali para tomar decisões e conhecer as novidades. Atenas, uma cidade repleta de pensadores, escritores e escultores, uma civilização com forte brilho intelectual que se destacava pelos lindos templos erguidos em homenagem aos deuses; eram um dos povos mais religiosos do mundo. Segundo a tradição, as decisões e as sentenças dos sábios do Areópago, eram respeitadas e nunca reclamadas.
Apesar de tamanha sabedoria e religiosidade, os Atenienses assim como maioria das pessoas hoje, não tinham aquela comunhão com o Deus que criou Céus e terra; como hoje, muitos, não têm o hábito de orar, não lêem a Bíblia e, quando lêem é com objetivo de cumprir uma tradição , não a têm como alimento espiritual e, zombam daqueles que o fazem. Entre os vários altares erguidos em Atenas, havia um que estava vazio e os Atenienses o chamavam de “O DEUS DESCONHECIDO”, sabiam da existência de um Criador, mas faltava-lhes experiência pessoal e, comunhão com Ele.
 As várias crenças, principalmente dos Brasileiros, têm formado seres com fé bastante dividida ofuscando-lhes a visão nítida do único Deus. “O DEUS DESCONHECIDO” ainda é desconhecido por muitos que inclusive, dominam diversas teorias mas desconhecem o Deus simples, amoroso e misericordioso; o Deus que na sua essência não pode ser conhecido só através de cursos teológicos, aliás , o Deus que não se limita aos bancos de seminários, mas pode ser conhecido quando você, na simplicidade de coração, ora e busca conhecê-lo, pode ser durante uma pregação ou enquanto o adoramos. Você precisa conhecer este Deus que apesar da grandeza, sabedoria e chamar cada estrela pelo nome (Sl 147:4), não se esquece de nós. Necessário se faz, sair da história e conhecer o Deus verdadeiro que não é servido por mãos humanas, não se limita a espaço e tempo, que busca o coração do homem para habitar.    
 O Final do ano com suas festividades religiosas, nos remetem à história de Jesus, não são poucos que se emocionam com as narrativas mas, imaginam ainda um “menino Jesus”, ou idealizam um Deus morto numa cruz . Sei o sentido do natal , sei a importância da história que pode ser também um estimulo á fé cristã, mas, permanecer somente na história não é bom, a teoria pode limitar o homem, achando que simplesmente conhecer a história já basta, com isto, não buscam conhecer o verdadeiro Jesus da história, o DEUS QUE ESTÁ ALÉM DO TEMPO E DA HISTÓRIA, Aquele que se fez carne , habitou entre nós, foi crucificado, morto e sepultado, ressuscitou e vive eternamente. Mas o homem ainda se mantém cego e sem disposição para conhecer o Deus verdadeiro. 
Filipe, falou com Natanael sobre Jesus (João 1:45), ele disse: “achei aquele de quem Moisés escreveu” (História). Jesus viu Natanael e disse a ele: “Você é um Verdadeiro Israelita”. Natanael respondeu: “De onde você me conhece”? Jesus disse: “Vi você debaixo da figueira”. Natanael ficou maravilhado e falou: “Tu és o filho de Deus , o rei de Israel”. NATANAEL ENTENDEU QUE JESUS VIA MUITO ALÉM QUE OS OLHOS PODIAM ENXERGAR. Uma das explicações diz que era costume, os homens clamar a Deus em segredo debaixo da figueira, e Jesus observava Natanael, Ele conhece todas as coisas. Chega um dia que temos que sair da história e conhecer Aquele que conhece nossas angustias.
 Concluo esta nossa reflexão, afirmando que a humanidade está impregnada de história e religiosidade, mas vazia do Deus verdadeiro, vivem angustiados, viciados em religião, e sem a essência do verdadeiro Deus, portanto, sem esperanças. Vamos logo para além da letra!
“...o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.2º Co 4:3

Deus te abençoe em Cristo Jesus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário