sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Espírito angustiado por Vestes de louvor,





“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes  que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.  E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos..”. Isaías 61:1-4


Basta-nos imaginar a possibilidade da escolha e já ficamos angustiados. O fato de não ser possível tudo que aquilo que desejamos  e imaginamos, faz abrolhar em nós um enorme conflito entre as aspirações e as repressões, é o “ID” que visa o prazer do indivíduo, o “EGO”  que tem como princípio a realidade e , é fortalecido pela razão; e do outro lado o “SUPEREGO” que está  além do ego e fica sempre  censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça, ou seja, tem como função conter os  impulsos;  logo, instala-se o que chamamos de  angústia, ela brota no coração do homem por ele não ter a capacidade de entender os limites e, por não saber esperar as realizações, que na realidade, são ponderadas por Deus.

A profecia em Isaías, é uma descrição do ministério de Jesus, que tem como alvo principal o homem, dando-lhe a oportunidade de um novo viver.  Deus se fez carne e habitou entre nós na pessoa de Cristo, pregando Boas - Novas aos mansos, restaurando os contritos de coração, dando liberdade aos cativos e consolando os que choram.
Você que me lê neste instante, esteve de luto o ano todo e, quando olha o passado , vê fatos angustiantes e não consegue caminhar?  Então, é tempo de sair do Jesus histórico e, conhecer o enviado de Deus com sua missão; é tempo de abrir o coração para o Jesus que foi crucificado, morto, sepultado, mas ressuscitou no terceiro dia e vive para sempre, segundo as Escrituras.  Só a Ele foi dado todo poder nos céus e na terra. É tempo de trocar este espírito angustiado por vestes de louvor.  É com as vestes de louvor que Deus cobre tua vida, retirando a angustia. É tempo de renovação; Deus tem para você uma vida renovada. Por mais que eu deseje a você um novo ano repleto de prosperidades, você só vai viver o verdadeiro prazer, se decidir por um novo existir, o desejo de um ano bom para você pode estar em mim, mas só terá efeito se a iniciativa partir de dentro de você.

Lembro aqui o escritor Carlos Drummond ,ele escreveu:

“Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”!
 
Livre-se do espírito angustiado!

Deus te abençoe em Cristo Jesus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário