domingo, 2 de março de 2014

Vai tudo bem?



Uma pergunta tão habitual mas, em alguns casos, quando a resposta do receptor é negativa, espera-se que o emissor faça algo para que as coisas voltem à normalidade. O problema é que a pergunta, às vezes, vem sem nenhum objetivo que acrescente algo de bom àquele que  não está bem pois, acredito que  muitos  perguntam  automaticamente  porém,  há quem afirme  que , o ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor, mas, qual a intenção?  Só o tempo e os acontecimentos revelarão!  Acredito que em muitos casos, a pergunta “vai tudo bem” está carregada de curiosidades . A curiosidade é uma capacidade natural evidenciada pelas observações e, existem, claro, grandes descobertas a partir das observações , exploração e aprendizado.  A curiosidade é o desejo de ver ou conhecer algo até então desconhecido   mas, quando ultrapassa um limite preestabelecido pela ética social, por exemplo , invasão de privacidade, pode ser caracterizada como intrometido.

O 2º livro dos Reis, capitulo 4, narra a história de uma mulher identificada apenas por Sunamita , uma mulher sem filhos que , após a profecia do profeta Eliseu deu a luz  uma criança que com certeza alegrou muito o coração daquela mulher.   Certo dia, algo terrível aconteceu na vida da Sunamita: O menino ia encontrar-se com o seu pai, que estava trabalhando no campo, quando passou mal. Ele foi levado até à sua mãe, mas seu estado era muito grave e ele morreu. Imediatamente, a mulher  foi buscar a ajuda do profeta, afinal ela queria uma explicação, Deus me dá um filho e, antes mesmo de cria-lo, me toma?  Seu marido, que ainda não sabia da morte do filho, estranhou a movimentação e perguntou: "Por que vais ter com ele hoje? Não é lua nova, nem sábado. Fica tranquilo, respondeu ela".  Ao se encontrar com Geasi, o auxiliar do profeta Eliseu, ele lhe perguntou: E a família , o filho, vai tudo bem?  Ela respondeu: "Vai tudo bem"! Seu filho estava morto e qualquer mãe sabe que isto não é nada bom. Mas, o que a curiosidade do Geasi poderia fazer por aquela mulher, apesar de está obedecendo uma ordem do Profeta ? Nada!

Aprenda a lidar com seus conflitos sem ter que ficar relatando para muitos ou para qualquer pessoa. Há aquele que nada faz com teus relatos a não ser, simplesmente obter a sensação de  prazer por alimentar a curiosidade. Outros escutam atentamente, se preocupando com todos os detalhes , tipo inquiridor, com o intento de condenar e/ou  repassar.  Há também os meros espectadores curiosos, invasores de privacidade e  “palpiteiros” que sempre tem uma palavra com base na tal “achologia”, não acrescentando nada. Mas existem os cheios do Espírito de Deus , cheios de sabedoria que nos abençoa com palavras de estimulo e fé, nos mostra a saída, não “passa a mão” à nossa cabeça , exorta  e   proporciona alívio ao que está em conflito. Quantas vezes, você meio “pra baixo” e, alguém , um conhecido ou, um “amigo” (a) se aproximou , perguntando se vai tudo bem e, de repente, você começou a relatar sobre o que lhe fazia mal. você deve ter notado, o emissor ouvindo atentamente seus relatos com aquele silêncio sepulcral, tipo de silêncio que causa espanto, parecendo morto, mas não, era  para não perder nenhum detalhe , afinal, era o grande e esperado momento de alimentar a tal curiosidade, talvez , momento de prazer , bisbilhotice, indiscrição!  Intenção? Sabe lá qual. Fale de sua dor, conflitos e tristezas para a pessoa que tem intenção e habilidade para lhe ajudar, Deus preparou   muitos , descubra-os!

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1:19).

Vai tudo bem com você? Espero que sim.














Nenhum comentário:

Postar um comentário