domingo, 6 de abril de 2014

Você escolhe o lado da História!



Você escolhe...
A história da jovem Ester que se tornou Rainha (Bíblia) é, sem duvida, maravilhosa, mudou a história do seu povo. Ester foi promovida a Rainha a partir de uma seleção devido à desobediência da Rainha Vasti, primeira esposa do Rei Assuero.  Observe, ficamos tão concentrados em Ester que esquecemos dos motivos  que levaram  Vasti perder o trono – aliás, será que a primeira esposa de Assuero perdeu aquela posição de Rainha ou o entregou? O que aconteceu com Vasti após aquele episódio?

A Pérsia havia chegado ao ápice do seu domínio territorial, e Assuero tinha grandes ambições, Todos os príncipes e administradores principais na Pérsia e na Média e os maiores senhores das províncias estavam perante o Rei. No terceiro ano do seu reinado, Assuero deu uma festa e, convidou àqueles administradores e os maiores senhores para verem durante seis meses as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza.  Deve ter sido um período de visitas aos seus castelos, templos e fazendas, provavelmente em pequenos grupos. Creio que não todos necessariamente de uma vez , mas de forma que ao final do período todos tivessem tido oportunidade de ver o que ele, o Rei, lhes queria mostrar. Ao final daquele evento, Assuero deu uma festa, nos primeiros capítulos do livro “Ester”, lemos que havia muito vinho entre aqueles homens, a Rainha Vasti, por sua vez, deu também um banquete para as mulheres da casa real. No final das festas, o Rei,  alcoolizado, resolveu exibir a todos os convidados a beleza da sua mulher, que era muito bela. Assuero não se preocupou com o constrangimento que aquilo poderia causar à sua mulher diante de tantos homens.  Alguns historiadores indicam que Vasti estava grávida e, dizem também que certamente a Rainha deveria se apresentar usando somente a coroa e, despida. Vasti, porém, se revoltou e não atendeu a ordem de um marido bêbado que desejara exibir sua mulher como  se fosse um troféu. Criou-se então um grande desconforto para Assuero , afinal ele era o poderosíssimo que não aceitava ter suas vontades e opiniões contestadas. Quando Assuero voltou ao seu estado normal, certamente com duvidas, pediu conselhos, foi então que um de seus homens, chamado Memucã , explicou que Vasti deu um péssimo exemplo às outras mulheres do reino e, os homens poderiam perder a autoridade diante de suas esposas.  Então, recomendou-se que o rei emitisse um edito real, irrevogável, que fosse incluído nas leis dos persas e dos medos, proibindo Vasti de entrar na presença do rei Assuero, e determinando que o rei desse a posição que ela ocupava a outra mulher. Imagine, não são todas as mulheres que se submetem às humilhações, Vasti parece ser uma daquelas que não suportava mais, ela se revoltou, quem sabe, por se sentir um objeto.

Mas este fato é passado, todos os dias surgem novos fatos.  Você costuma tirar conclusões sem conhecer o outro lado da história? 
Não são poucos que se perdem em mágoas causadas por julgamentos que levam em conta uma visão parcial dos fatos. Quantas vezes julgamos uma ação do outro sem conhecer os motivos que levaram aquela pessoa a agir desta ou daquela forma? Preferimos nós mesmos criar e especular sobre esses motivos em vez de ter a coragem de conhecer as razões. Vasti foi afastada da presença do rei e destituída do seu poder como rainha. Segundo documentos gregos da antiguidade, ela foi deposta em 484/483 a.C., mas aparece outra vez como a rainha mãe durante o reinado do seu filho que sucedeu Assuero . Se isso realmente aconteceu, é provável que ela tenha voltado a ter a influência que tinha, depois da morte de Ester, quando seu filho estava no trono. Mas é a história ,que não tem a mesma garantia de veracidade que tem a Bíblia.  A experiência nos ensina que onde vemos somente sofrimento, existe algo muito maior a ser encontrado, existe crescimento e a oportunidade de liberar coisas que nos impediam de desenvolver, logo, é bom sermos cautelosos, existem autoridades injustas e o pior, ainda existe submissão cega.

Entendo que Assuero não pensou com suficiente cuidado sobre as repercussões que tal exibição teria, nem como isso seria humilhante para a sua mulher. As mulheres costumavam se cobrir bem, como ainda fazem na maioria dos países do Oriente Médio, e a rainha perderia a sua dignidade se fosse apresentada como um objeto atraente aos olhos do público. Bom conhecer o outro lado da História.






Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário