domingo, 6 de abril de 2014

Moral e Ética nas Relações Humanas.



Sócrates entendia ética de uma maneira simples e interessante como sendo uma qualidade interna.  Para Sócrates, pela ética e pela moral, de acordo com Maria Thereza Pompa Antunes (2012, p.30) “os homens deveriam cuidar menos do corpo e das riquezas e mais da alma. Ele acreditava que não era o ter que elevava a alma do homem, mas o contrário. Se você possui a alma elevada, você consequentemente tem o que necessita”.  Sócrates, com suas filosofias valorizava o ser, ele exaltava a ética e a moral acima da aparência exterior e dos bens materiais.

Vários moradores de Atenas se incomodaram com o ponto de vista de Sócrates e, após espalharem falsas acusações a respeito dele, conseguiram vê-lo ser condenado à morte.  Sócrates, condenado a morrer por razões injustas pela sociedade Ateniense, recebe uma possibilidade de fugir da prisão, de forma a evitar a sua execução. Mesmo sendo inocente, pela ética e pela moral, defendeu que se fosse desonesto e fugisse, ele estaria dando razão aos seus acusadores. Assim, ele preferiu não devolver o mal com o mal, não responder ao erro injusto com outro erro injusto. Sócrates defendeu a importante ideia de que os mais prejudicados quando uma conduta não ética é posta em prática são os próprios transgressores, e não as vítimas.

Entre as diversas formas de conceituar ética e moral, compreendemos que a ética e a moral são indispensáveis para uma boa relação interpessoal, é o comportar-se de forma individual ou até mesmo coletiva por ações justas e para o bem. Buscamos e necessitamos de relações que contribuem para a construção de um mundo mais justo; relações com pessoas que praticam ações dignas e responsáveis, ou seja, pessoas com atitudes prudentes. Portanto, Moral é considerada uma série de normas e valores que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, através dos nossos Pais, Educadores e, bons hábitos que adquirimos enquanto vivemos. Durkheim explicava Moral como a ciência dos costumes”, sendo algo anterior à própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório. Já a Ética, Motta (1984) define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A Moral são conjuntos de valores que conservamos no nosso interior por influência das leis. A Ética é a aplicação desses valores, é o agir de forma coerente não com base em leis externas, mas por entender que a ética é o ideal de comportamento que orienta o ser humano em relação aos seus semelhantes. Ser ético é ter habilidades para decidir entre o bom e o mau. A ética e a moral é a estrutura no desenvolvimento humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário