quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Aposentadoria, Pijama e Passado





E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos VELHOS terão sonhos, os vossos jovens terão visões.  Joel 2:28


Envelhecer é um processo irreversível caracterizado pela crescente decadência da função do nosso organismo. Pode variar de indivíduo para indivíduo, sendo gradativo para uns e mais rápido para outros. Caracterizado como um processo dinâmico, progressivo e irreversível, ligados intimamente a fatores biológicos, psíquicos e sociais.
Velhice, estado  que para alguns, remete olhar pela lente do retrovisor, ou seja, viver de passado, aliás, há aqueles que vivem do passado e, outros vivem no passado - ambos nocivos ao desenvolvimento humano.  O hábito de pautar aposentadoria ao pijama e, ficar rememorando o que já se foi não é uma boa opinião, pijama e passado pode significar uma segunda aposentadoria que se traduz , a depender do contexto, improdutividade; mesmo não possuindo tanto vigor de antes, ainda é possível subir sobre um gigante e continuar olhando para frente.

A imagem convencional do aposentado que passa os dias descansando, vendo TV e improvisando pequenas atividades para matar o tempo, de acordo com uma pesquisa, está se tornando uma fotografia desbotada do passado. O mundo atual com suas dinâmicas oferece inúmeras opções, mesmo porque, os estudos revelam que há escassez de indivíduos capacitados e experientes nas mais diversas atividades da sociedade. Adotar o pijama pode significar ociosidade e, pode resultar em depressão ou doenças degenerativas, por exemplo, Alzheimer; aposentadoria com pijamas pode atrair exclusão e desatualização.

Para aqueles que associam velhice à improdutividade, vale algumas reflexões:

“Se o tempo envelhecer o seu corpo mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz”.
“Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida”.
“Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito”.
"Envelhecer é só uma questão de tempo, e, eu nunca tive tempo pra isso."

De acordo com o verso Bíblico citado no início do texto, embora o Profeta Joel fale de profecia nos tempos do Antigo Testamento como um ministério não mais para poucos, mas, característica também dos velhos, penso também que Velhos sonhando remete ao futuro;  

Velho sonhador diz de um pensar e planejar o amanhã para alguém sem muito vigor cujo espírito começou a decair; sonhar  revela  indivíduos idealizadores, faz despontar uma pessoa  que expressa a continuação de um viver saudável e produtivo.
Aposentar-se pode significar parar de trabalhar, não necessariamente deixar de ser útil, ou deixar de ser importante; aposentar significa deixar de se afligir pelo trabalho. Quando nos apoderamos do pijama, como crianças apegadas ao cobertorzinho, estamos aceitando as imposições que dizem por ai: “lugar de velho é nos abrigos, nas casas de repouso, nas clinicas geriátrica ou no ancionato”.   

A velhice se confunde com solidão, ociosidade e abandono, às vezes com doença física, outras vezes com demência mental, mas não devia ser assim. O cabelo grisalho, afirma Salomão, é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa.(Provérbios 16:31). Jó , em sua defesa disse: “Com os mais Velhos está a sabedoria e , na abundância de dias, o entendimento”. (Jó 12:12). “Um homem pode ter cem filhos e viver muitos anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem ao menos recebe um enterro digno tem melhor sorte que ele”.(Eclesiastes 6:3).

Portanto, que tal uma aposentadoria sem pijamas mas, com viagens, exercícios, competições e desafios, diversões, leituras de bons livros, novos projetos,  novas descobertas, produção de conhecimento, novas atividades, etc.

Pense Nisto e Vamos lá !

Nenhum comentário:

Postar um comentário