quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Então é Natal !



O Evangelista que melhor narra sobre o nascimento de Jesus chama-se Lucas, seu propósito ao apresentar Jesus, antes de mais nada, foi promover o Cristianismo e a prática de uma fraternidade universal.   Lucas apresenta Jesus não apenas como um mero Messias Judeu, mas como Salvador mundial. 


Um sensato homem por nome Simeão que esperava a consolação do povo naquela época, ao tomar o menino Jesus nos braços cantou dizendo: “... os meus olhos viram a tua salvação ...” e, chamou Jesus de “Luz para alumiar as Nações”, uma esperança digna de reprodução. Com o nascimento de Jesus, nasce também uma nova esperança, Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido e, com seu ministério e ressurreição a esperança se consolida.


O Evangelista Lucas em suas narrativas, nos trás ensinamentos com ênfase às advertências de Jesus, por exemplo, o perigo das riquezas e a simpatia pelos menos favorecidos; o Evangelista integra o nascimento de Jesus com as atitudes de misericórdia infelizmente ausente nos dias atuais, Lucas relata eventos que nos treina para a prática da piedade , por exemplo, o julgamento do Fariseu contra a mulher pecadora que Jesus amou e perdoou. A ovelha perdida que recebeu cuidado e carinho, quando resgatada. O filho pródigo que reconheceu o desacerto e aborrecimento com o Pai e, foi recebido de volta.  Zaquel o explorador arrependido que reconciliou e recebeu Jesus em sua casa.  Por fim, o ladrão arrependido perdoado na cruz.

A forma como Lucas descreve a história de Jesus não nos deixa outra conclusão a não ser buscar compreender que o nascimento de Jesus foi o divisor de águas dividindo a história ao meio, ensinando um novo viver.  A dureza do coração, a descrença em Deus, a arrogância e a prepotência que insiste permanecer em muitos corações, têm causado guerras, discórdias e individualismo entre as pessoas , os homens não reconhecem a soberania de Deus  nem tão pouco se dispõem para aprender com a vida de Jesus através do Evangelho. 


O dia da celebração do natal chegou mas, o “Papai Noel” é quem assume posição de evidência na história estimulando crianças e adultos a viverem de fantasias no mundo real. A sensação é que o Jesus  "aniversariante", não é tão bem vindo em muitos ambientes, mesmo por que, as trocas de presentes, as bebidas e comidas é o que mais importa, comportamento que sinaliza que a vida vai continuar com os mesmos hábitos:  Intolerância , Agressões, Falta de Perdão, etc -  e Jesus? Só mais uma historinha!  Amor , perdão, compaixão ,  é tudo fantasia. 



“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9.6)


O sentido do Natal deve ser sempre Jesus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário