sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A SUCESSÃO E O SUCESSOR DO PASTOR


PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO!

Moscou 2013, mundial de atletismo - O Brasil não conseguiu medalha na prova feminina do revezamento 4x100m.  As brasileiras faziam uma excelente prova até a passagem de bastão de Franciela para Vanda, a última troca que fecharia o revezamento. As duas não se entenderam e o bastão caiu no chão. Com isso, a atleta parou de correr e a equipe não encerrou a prova.  Em entrevista, a atleta Vanda Gomes reclamou dizendo: não treinamos o suficiente, priorizamos outras coisas,  deixando de treinar!

Chegará o dia que o bastão da liderança deverá ser passado ou, quem sabe jogado, ou até mesmo deixado - vai depender do treinamento, do entrosamento, da visão de grupo e, estilo de liderança para que o bastão seja entregue, jogado ou deixado.  

Há muitos seguidores, mas a sensação é não haver sucessores!

Moisés teve um Josué, Asa teve um Josafá, Eliseu  um Elias e,  Paulo teve um Timóteo ; estes líderes compreendiam  que nenhum líder, por mais habilidoso e bem sucedido que seja, será permanente. Foi pensando na sucessão que Deus chamou Moisés e Josué  para uma conversa na tenda do encontro. Paulo, a partir de suas convicções não hesitou em afirmar, em uma carta a seu possível sucessor, que na corrida ministerial havia feito o melhor, porém a carreira chegou ao fim.
Durante seu ministério, Jesus teve a atitude de formar um grupo de homens que receberam a qualificação de discípulos, essa atitude nos permite refletir no futuro e na sobrevivência daqueles que ficam. Se não falarmos sobre sucessão, podemos trazer um caos para àqueles que deverão dar sequências.  Qualquer liderança deixa de ser bem sucedida quando não deixa bons sucessores!

A sucessão sempre foi um grande desafio, porém indispensável!

Conta-se que um gerente, ao sair de férias, ficou preocupado de, durante sua ausência, as pessoas não sentirem falta dele. Seu superior disse: “tomara que ninguém sinta a sua falta e que todo o trabalho flua sem que ninguém perceba a sua ausência. Esse é um importante sinal de que você está trabalhando muito bem na formação da sua equipe”.

Penso ser pouco inteligente julgar insubstituível, pensando não existir nenhum outro, à altura, para uma sucessão. Não existe bom que não possa ser ainda melhor!  Sendo assim, a saída é promover o desenvolvimento de outros, criando um projeto de sucessão, observando os vocacionados, evitando assim, o nepotismo eclesiástico – acredito que ministério é chamado, não meio de vida. Sacerdócio não é hereditário!

Sobre sucessão, são coesas as palavras do pastor Miguel Piper : Se um pastor esperar até adoecer ou morrer, ou até o rebanho estar definhando, para abrir espaço a um sucessor, ele pode bem deixar cair o bastão geracional de seu ministério. Comecei como feto, nasci bebê e, desde então, já experimentei muitas transições. Passei de solteiro a casado e de pai a avô até chegar ao ponto em que estou hoje: alguém que é jovem há muito tempo! Minha fé é que Jesus voltará, e serei “transformado num abrir e fechar de olhos” para ser semelhante a ele na sua vinda. Aleluia! Terry e eu fizemos a transição na Comunidade Cristã de Curitiba, passando o nosso bastão como pastores seniores a um querido casal de pastores, Luiz e Eliane Magalhães, que havíamos discipulado e acompanhado por vários anos. Entregamos o encargo oficialmente a eles no dia 2 de dezembro de 2011. Fui despertado por Deus para iniciar o processo em 2009, durante a transição de um pastor amigo que estava com 79 anos. Ouvi alguém falar enquanto estava lá: “Ele esperou demais”. Na mesma hora, eu disse comigo mesmo: “Não quero esperar demais”. Logo em seguida, Pra. Terry e eu começamos a orar, a adquirir alguns livros e a entrevistar líderes de nossa confiança sobre a transição deles. Tínhamos filhos naturais e espirituais que poderiam perfeitamente ser nossos sucessores. Porém, qual deles seria a escolha de Deus? Oração e convicção da vontade de Deus são chaves nesses momentos. Somos muito gratos a Deus por ter-nos ajudado a fazer uma transição tranquila e bem-sucedida.

Entendo que o maior desafio é entregar o Bastão sem deixar cair. É desafiador, pois, o bastão deve ser entregue durante a corrida, os dois devem seguir juntos, seguros no mesmo bastão, até que o sucessor consiga seguir só.

Acima de tudo, honre aquele que lhe entregou o Bastão!

Luzimar Vieira

Pastor e Psicólogo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário