sábado, 11 de agosto de 2012

Um jeito diferente de olhar

O olhar é uma linguagem forte , há aquele olhar que atrai,mas tem também o olhar que repele, ameaça , agride e acusa . Olhar que deixa duvida do tipo – “será que estou sendo compreendido, ou rejeitado pela pessoa que me olha?” Mas, existe um jeito simples de olhar que consola, perdoa e acolhe. Pela linguagem do olhar, podemos dizer muito, podemos dar conforto ou desconforto para quem dirigimos  nosso olhar.

 Lucas, o Evangelista, descreve um fato Bíblico com o traidor Judas, o medroso e impulsivo Pedro e o gracioso Jesus. Jesus , sendo preso, após traído e entregue por Judas, seria julgado e condenado. O cenário era de Tensão e muitas expectativas. Enquanto Jesus era levado preso pelos principais dos sacerdotes e capitães do templo como sendo um salteador, Pedro seguia-o de longe, Jesus já a havia avisado sobre a fraqueza de Pedro, mas ele se achava muito capaz, o bastante para acompanhar o Mestre e, quem sabe impedir qualquer agressão a Ele.   Já no pátio observando o que acontecia com Jesus, Pedro é instigado por várias vezes a se revelar quem ele realmente era; identificado algumas vezes como sendo um dos seguidores de Jesus, e possivelmente ali como espia, Pedro,não suportando tamanha pressão negou por três vezes, dizendo que não conhecia Jesus chegou a se irritar, foi então que Jesus  movido de intima compaixão, manifestou aquele olhar, certamente um olhar não muito comum entre os homens após traição e rejeição por pessoas tão próximas.

Quando leio que Jesus virou para Pedro e o olhou, e após aquele olhar , Pedro chorou amargamente (Lc 22:61), fico a imaginar aquele o olhar consolador de Jesus, entendo que as lágrimas que rolaram no rosto de Pedro, foram de arrependimento e o fez ver como é fraco e limitado o homem e, que o amor e a misericórdia de Deus são incomparáveis. Foi mesmo por fraqueza e não por maldade que Pedro negou, Jesus perdoou não por interesses , mas simplesmente por amor. É preciso resgatar esse olhar que atrai amigos, que cura dores da alma, que transmite perdão e compreensão ; olhar que identifica o outro como um ser que se parece comigo, e às vezes sujeito às mesmas limitações, precisamos aprender esse jeito diferente de olhar.

Certa vez Jesus falava à multidão dizendo: “ A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples também todo teu corpo será luminoso; mas , se for mau, também o teu corpo será tenebroso”.  Quando permito em mim aquele constante olhar de vingança e de ódio, atraio enfermidades para todo meu corpo, na medida em que alimento meu ser de coisas agradáveis, saúde e vida se tornam evidente através do meu olhar e posso transmitir coisas melhores ao outro através de um simples olhar.
Tem uma ilustração onde uma mulher sempre olhava para o jardim da vizinha e via as roupas sujas, acinzentadas, pareciam todas mal lavadas. A mulher contava para seu marido e se gabava de não ser como aquela vizinha que era descuidada e fazia seu trabalho de forma relaxada. Isso aconteceu por vários dias até que um dia ela ficou assustada. As roupas estavam brancas como nunca. Nenhuma sujeira. A mulher de forma irônica fala com seu marido: Até que enfim ela aprendeu a lavar suas roupas. Ao que seu marido responde: Não querida. Esta manhã eu levantei mais cedo e limpei o vidro de nossa janela.
Que sirva de lição e assim aprendamos a administrar nossa forma de comunicar aos outros com o olhar, sentimento ruim vez por outra nos assola, tenhamos habilidades para não transferi-los aos outros, que sejamos prontos para aprender e aplicar esse jeito diferente de olhar.

Deus te abençoe em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário