quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Como Ser Maria num Mundo de Martas?



Marta andava preocupada com muitas tarefas, e Jesus lhe disse : Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; Maria escolheu a boa parte , a qual não lhe será tirada.
O que você acaba de ler é parte da história das irmãs Marta e Maria (Lucas 10: 40 – 42) . São dois estilos diferentes.  Maria sossegada , priorizando a comunhão com Deus, assentada próximo a Jesus e ouvindo-o.  Marta, agitada, distante de Deus e extremamente preocupada e com muitas ocupações.
O mundo de Maria é onde os acontecimentos são de forma natural, cada coisa no seu devido tempo e lugar, mundo de pouca ansiedade, pessoas administrando melhor o tempo e separando as primícias para Deus. Mas o mundo de Marta é agitado, tudo para ontem; mundo onde a fé em Deus deixou de ser prioridade. Um mundo que nos contamina com seu costume apressado e agitadíssimo. Este é o mundo de Martas !  Como ser Maria neste mundo de Martas?      
Notamos que a pressa se tornou algo comum no dia a dia, corremos tanto para no fim, ter frustrações. Logo cedo Levantamos e tomamos o café da manhã com muita pressa, quase não mastigamos , tomamos o ultimo gole do café já de pé , é a pressa, é o “mundo de Marta” nos seduzindo!  Pressa para o trabalho. Pressa que nos rouba a paciência no trânsito. Pressa para as refeições. Pressa para estudar. Pressa para concluir logo um assunto e por isto a comunicação nunca se fecha. Enfim, a criança tem pressa .O adulto tem pressa. O pai tem pressa. A mãe tem pressa. O patrão tem pressa. O médico tem pressa. Todos têm pressa e nada se faz. O adolescente tem pressa de se tornar adulto. O jovem tem pressa para o namoro, Pressa para se casar. Pressa para ter filhos. Os pais têm pressa em ver seus filhos adultos, formados e casados; tudo isto é muito bom, mas tudo no seu devido tempo.
Este mundo de “Martas” tem feito com que muitos saltem etapas importantes na vida, é o mundo da pressa , pode ser este um dos motivos de tanta ansiedade, estresse e angustia; a síndrome de “Marta” transformou o mundo em um ambiente hostil, com vários eventos e estímulos provocadores de aflições.   
A vida é feita de degraus, o bom, é começar no primeiro, passando as etapas, degrau por degrau . Os bons acontecimentos vêm de Deus e, no tempo certo.  Deus não queima etapas, Deus conhece e sonda o coração das pessoas. Se você ainda não alcançou o que busca , descanse , melhor é exercitar a fé e esperar.
Não temos que lutar contra o tempo, mas a favor, colocar limites, priorizar Deus e sermos cautelosos e  equilibrados, começando do primeiro degrau. Bom mesmo é aprender a esperar, alegrar na esperança, como se estivéssemos realizando uma viagem, ter ânimo e paciência em cada parada, não esperar pelo gozo só no destino , mas curtir toda a viagem. 
Como ser Maria neste mundo de Martas?  Com certeza não será fácil, mas , Maria escolheu a melhor parte!
Deus te abençoe em Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário