quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A crise do Cristianismo.

É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas? Ageu 1:4 (versão católica).
                                         
Este texto Bíblico é parte da história do exílio e regresso do povo Judeu à terra natal; uma crise religiosa se estabeleceu e resultou na desvalorização do templo, fato ocorrido no ministério do profeta Ageu.

Os exilados retornaram à sua terra que estava já bastante destruída, o templo em ruínas e um povo desmotivado. Organizados pelo Profeta, a ordem era reconstruir primeiro o Templo; começaram bem, construíram altar, fizeram sacrifícios, mas assim que foram zombados pelos inimigos, parou a construção e abandonou o Templo, cada um foi cuidar de interesses pessoais.  

Estabeleceu-se uma crise quando o foco se tornou somente as próprias casas. Ageu os exortou dizendo: 
“É tempo de se acomodar em suas casas embelezadas, decoradas e a casa de Deus ficar deserta”? Havia uma prioridade, a comunhão com Deus e com a Igreja, comunhão que foi deixada de lado.

Há muito tempo percebe-se uma crise que sorrateiramente assola a fé Cristã, a motivação de muitos em estar no templo para oração, comunhão, confissão e muitas outras práticas ditas Cristãs, aos poucos vai sendo substituída pelo conforto das casas. Mudaram o foco, as missas e os cultos televisivos, não substituem a comunhão que precisamos ter uns com os outros, mas, mesmo assim uma grande maioria prefere ficar em casa e, os templos menos frequentados. Percebemos um “Cristianismo” frio, com muita tradição e pouca edificação espiritual, muita religião e pouquíssima comunhão com Deus; é o homem no centro! As mensagens Bíblicas e os cânticos de louvor que mais atrai a atenção da população, são aqueles que exaltam o homem, aqueles que massageiam o ego e, falam de promessas para o homem, etc. Os livros de autoajuda se tornaram em "livros de cabeceira", talvez,a Bíblia da atual geração. A sensação que temos é que, com uma caridade aqui e outra ali , uma atenção pálida à Igreja nas datas religiosas, fará manter o homem perto de Deus.

Verdade é que, os templos estão vazios, o povo está distante e o comodismo predominando, alguns lideres buscando em oração, outros deixando como está, e há também aqueles que alteram a liturgia das reuniões tentando atrair as pessoas para a comunhão e, o que percebemos são pessoas doentes, frustradas, feridas e distantes do templo. Davi, no Salmo 84, fala do prazer em estar no templo, ele afirma que vale mais um dia nos átrios do templo que mil em outro lugar. “Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios”.  No Salmo 52 ele se compara a uma oliveira verde na casa de Deus, ou seja, Constância apesar das dificuldades.


Acaso é o momento de habitardes nas vossas casas confortáveis, enquanto a casa de Deus fica abandonada?  A pergunta do Profeta Ageu ecoa ainda hoje.
Hoje, como naquela época, há um povo tão envolvido com suas preocupações que negligenciam Deus, sua adoração e seu templo.
A exortação é que devemos considerar cuidadosamente nossos caminhos e ajustar o coração e direção de nossas vidas.

Onde estão as prioridades do homem hoje?  Conscientize-se que somente Deus pode dar significado e satisfação à nossa vida.

Conta-se que um frequentador de Igreja escreveu para um jornal, e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os cultos: Eu tenho ido à Igreja por 30 anos e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões e não consigo lembrar nenhum deles... Assim,  penso que estamos desperdiçando tempo. Esta carta iniciou um grande debate na coluna Cartas ao Editor. Isto foi por semanas, até que alguém escreveu algo muito interessante: Eu estou casado há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. E eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma delas. Mas de uma coisa eu sei... Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho e sem estas refeições, certamente eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente.

Reflita!

Deus te abençoe em Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário