sábado, 8 de outubro de 2011

A arte de se relacionar

Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda a carne verá a salvação de Deus. Lucas 3:5 – 6. Jesus chegou para dar recursos e oportunidades de unificação; todo vale se encherá, todo monte grande e pequeno serão nivelados e todo caminho acidentado será aplanado, Jesus veio para eliminar as diferenças, unir os povos.
 Para obtermos sucesso nos propósitos, precisamos nos comunicar, como exemplo temos a péssima iniciativa dos descendentes de Noé em construir uma torre que tocasse o céu (Gn 11 ) , por se tratar de uma atitude pagã, acabou por ascender a ira de Deus, pois eles queriam construir uma auto-suficiência humana, queriam dirigir seu próprio destino e dominar o mundo separados de Deus; tudo isso era fruto de orgulho e rebeldia contra Deus, portanto, Deus frustou os propósitos deles, e a estratégia usada por Deus , foi multiplicar as linguas entre eles, confundindo assim as palavras a ponto de não haver mais comunicação, e os resultados daquela obra foi um fracasso que recebeu o nome de Babel (deriva-se do hebráico balal, que significa “misturado” ou “confuso”. Quando não há comunicação, não existe bom relacionamento , e as frustações são inevitáveis. Jesus trouxe recursos para que as diferenças fossem eliminadas, o desejo Dele é que sejamos um, assim como Ele e o pai.
 Pessoas e organizações estão em crise e a causa pode ser a falta do bom relacionamento: Pouca ou nenhuma comunicação,isolamento, falta de educação , pouco reconhecimento, e falta de equilíbrio;  e, como consequência tem acontecido com frequencia : baixo moral, baixa confiança e desmotivação inclusive dentro da própria casa; será que um bom diálogo, uma   boa comunicação  não reduziria as diferenças e assim, uma série de situações constrangedoras não seriam evitadas?
Pesquisas revelam sobre o que as pessoas mais esperam das organizações, elas mostram sempre o dinheiro em quarto ou quinto lugar da lista; o tratamento dígno , o respeito, a capacidade de contribuir com o sucesso da  organização e o sentimento de participação, sempre aparecem acima do dinheiro. Para muitos, o famoso “tapinha” no ombro acompanhado de um “muito obrigado”, e “parabéns”, é um combustível para produzir ainda mais. Mas infelizmente, são poucos que possuem essa arte, sobra arrogância e falta reconhecimento e educação. Se nossos clientes , colaboradores e amigos nos deixam e vão embora , quase sempre é por problema  de relacionamento, não estamos identificando nem satisfazendo  suas legítimas  necessidades e a regra numero um é: “se não correspondemos às necessidades e expectativas das pessoas, alguém o fará”.
Recordo-me de um personagem da Bíblia ; seu nome , Nabal (1º Sm 25), talvez Nabal  seja apelido que recebera por significar “Tolo”, por sua falta de discernimento; Nabal, embora sendo homem poderoso e rico, casado com uma mulher formosa e de bom entendimento,  era rude, mau e de péssimo relacionamento, por isso  perdeu muito, inclusive a formosa e inteligente esposa, exatamente pela falta de habilidade para se relacionar ;este fato  nos leva a pensar, pois temos a necessidade de relacionar todos os dias, será que tenho uma boa habilidade social? Será que causo desconforto para as pessoas que estão à minha volta?
Vejamos alguns itens que atraem para um bom relacionamento:  Boa educação, sorriso sincero,comunicação, valorização do humano, carinho, respeito, atenção, compreensão, paciência e simplicidade.  Mas do outro lado temos a falta de educação, falta de habilidade para lidar com o poder valorizando mais  coisas  que pessoas, individualidade, falta de controle emocional  e falta de paciência para ouvir – ah como repele.
A Bíblia deve ser sempre o nosso manual, nela está escrito: “Não acompanhes o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprenda as suas veredas e tomes um laço para sua alma” Pv 22:24- 25.
Para vivermos em um mundo tão diversificado precisamos ter habilidades para lidar com pessoas, principalmente aquelas que oscilam muito, um dia bem demais no outro já está péssimo, ontém se sentiam como uma águia e todos eram uma minhoquinha diante dela, agora já se sentem como uma minhoca se arrastando e tudo de repente se tornou muito maior que ela, se irrita com facilidade, de repente tudo se tornou ruim à sua volta, o dia está um horror, a reunião terminou muito tarde,  a roupa não está boa -  ah como é dificil ! Mas são estes que exigem de nós muita habilidade para manter o relacionamento.  Pessoas com tais caracteristicas precisam urgentemente buscar a Deus e ou ajuda para perceber a falta de habilidade social e serem curadas , comportamento assim levam as pessoas a ter muitas frustrações; mas todos nós precisamos vigiar para praticar a boa habilidade social.
Somos ordenados a alegrar sob todas as circunstâncias (Filipenses 4:4) e a verdadeira alegria está em Deus.
Busque obter a arte de relacionar, não se isole, você não é uma ilha, portanto, aproxime-se, sorria, compreenda, perceba a simplicidade das coisas, seja simples ,pratique a empatia , conquiste mais amigos, amplie seu caminho. Creio que assim, você terá uma melhor qualidade de vida.
Deus te abençõe em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário