sábado, 8 de outubro de 2011

Trabalhando ou Catando Palhas no Egito ?

Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele. Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha; Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço. Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha. Êxodo 5:9-12
Esse era o clamor dos Hebreus no Egito: Permita-nos ir embora para prestar culto a Deus; mas Faraó respondia: “Voltem ao trabalho” , ordenou aos capatazes para não fornecer palhas aos homens para produção de tijolos, pelo contrário, aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e fiquem sem comunicação entre eles; este povo está ocioso e planejam uma fuga.
 Quase sempre quando  estamos prestes a receber uma resposta de Deus,o inimigo entra em ação com propostas, para desviar a nossa visão, e uma delas pode ser a de ganhar mais dinheiro em troca de mais horas de trabalho, assim sendo, a frequência  aos cultos e a atenção à família diminuem  e, o ambiente  “Igreja” e lar que nos inspira fé, confiança e, nos proporciona descanso, aos poucos vai deixando de ser  tão importantes, inicia-se então, o que a Bíblia chama de apostasia ou, o abandono da fé.
O plano do Faraó era ocupar o povo ,  fazendo-os buscar  palhas pelo Egito  tirando-lhes  o tempo, a  oportunidade de pensar e se comunicar para estabelecer planos para o desenvolvimento espiritual e pessoal que os transportaria da condição de escravos para livres.  

 No transcorrer da história , percebemos  o povo se dividindo , se perdendo pelo Egito: “Então, o povo se espalhou por toda terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha”.( Êxodo 5:12)

Ainda hoje, o inimigo dos homens, continua  aplicando  planos semelhantes para afastá-los da comunhão com a igreja, há pessoas  tão envolvidas com  trabalho que esquece até mesmo a    família. Temos um enorme desafio, existem pessoas trabalhando muito mais que o normal durante toda a semana, por meses e até anos , às vezes com mais de um emprego e,  sem férias , são pessoas estressadas, perdendo a comunicação com Pais, filhos, esposa, marido, etc. e, distantes do convívio  da igreja - Quais são os benefícios?  Somente o que provém de Deus e tem a sua bênção é realmente valioso na vida. Se Deus não tem espaço em nossa vida, todo nosso trabalho será em vão . Se a comunhão com Deus não se tornar prioridade na nossa agenda, será inútil levantar de madrugada, dormir tarde e comer do pão que penosamente trocamos pelo trabalho (Sl 127). 

O trabalho desmedido faz com que desviemos o foco e comecemos a olhar para a multidão, a época em que estamos vivendo, é de consumismo exagerado, é só possuir , possuir e, possuir; não é tarefa fácil viver no contexto de uma sociedade como a nossa, onde “ter” é muito mais importante, e tem um significado maior, do que o verbo “ser”.
Os valores e nossas atitudes precisam ser revistos diariamente,  há uma necessidade urgente de voltar  nossos olhares para o "outro", ajustar nosso tempo para  praticas, por exemplo,  Fé , diversão, arte , cultura  e  saúde preventiva; o Faraó dos tempos atuais, usa técnicas modernas , não precisa hoje catar palhas como antes , mudou as estratégias , mas a opressão continua.

Catar palhas  para Faraó ,diz de atividades que a sociedade acrescenta ao nosso tempo,  tirando do homem as coisas mais importantes da vida, diminuindo assim a nossa qualidade de vida.
Olhar essa sociedade eseguir seus costumes sem análise prévia é um tanto arriscado, é uma tendência  extremamente perigosa; Deus dá “comida” para todos, mas “alimento” é só para aqueles que priorizam a sua companhia. Não deve ser uma regra ter a multidão como referência.  A multidão quase impediu a cura do cego Bartimeu (Lucas 18:39);  a multidão é que gritava exigindo a crucificação de Jesus e a libertação de Barrabás (Lucas 23:18,21); Não, não vá pela multidão.

 “O Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros...”. ( 1º Timóteo 4 ).  

Trabalhe mas,  descanse também; Trabalhe mas, ore sempre , cultue a Deus  e, divirta-se. 

Descansar não significa parar. Descansar, significa continuar.
 Jesus veio para nos dar uma Vida de paz!

Deus te abençoe em Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário