sábado, 8 de outubro de 2011

As filhas da Sanguessuga

A sanguessuga tem duas filhas , a saber; Dá , Dá.
 Provérbios  30:15.


 A Sanguessuga se alimenta de sangue de suas vítimas, ela ingere uma quantidade de sangue superior ao seu próprio volume. O Sábio Agur, escreveu o capitulo 30 de Provérbios e, no versículo 15, referindo sobre o homem insaciável disse:  
“a sanguessuga tem duas filhas , a saber; Dá , Dá”.

Simbolicamente  a sanguessuga representa aquelas pessoas gananciosas e egoístas que vivem sugando, sempre precisando de algo, de alguma ajuda, vivem numa eterna necessidade e só pensam em ganhar; logo, percebemos a cobiça humana que jamais se satisfaz , sempre quer mais e mais.

A palavra “perder” já foi excluída do vocabulário de muitos, as frases de efeito hoje são: 

“Nasci para vencer”, 
“Estou entrando para ganhar”,
 Vencer e Vencer”, etc...

 Aliás, são pessoas não  preparados para as perdas, não suportam as  frustrações, pensam  somente em ganhar.

 Alguns programas de governo que deveriam ser política de promoção social, se transformam em puro assistencialismo sem nenhuma perspectiva de melhoria no padrão de vida da população; alguns desses programas  estimulam a ociosidade e produz  o comodismo. Há pessoas se preparando para o mercado de trabalho só  exclusivamente pelo salário e não por vocação profissional que deveria ser também observada com critérios, a pergunta é a mesma: “vou ganhar quanto”? Ou “vou ganhar o que”?
 Nas salas de aula, quando o professor solicita aos alunos  um exercício de fixação, logo vem a famosa perguntinha: “vale quantos pontos”? Ou seja, o que eu vou ganhar por fazer um exercício que vai auxiliar no meu aprendizado? Não têm o aprendizado como ganho!
Todos nós amamos a oração do Pai Nosso, mas, o que mais atrai a muitos nessa oração?  O “vem a nós o teu reino”; o  “Seja feita a tua vontade”; ou “o pão nosso de cada dia nos DAÍ  hoje”? Pode ser que a ênfase esteja no pedir o pão, porque parece ser a parte mais material e palpável da oração. O que mais se prega e ensina hoje é prosperidade e às vezes a qualquer custo, as campanhas de oração para alcançar a realização de um desejo material são mais procuradas e frequentadas que as demais reuniões cristãs e, podem ser um estimulo às frustrações se não forem devidamente dirigidas.
 Quando falham na interpretação dessa prosperidade tão anunciada, causa frustrações , porque ouvem e assimilam que vai dar tudo certinho, do jeito que sonhou e pediu; a realidade é outra, não é sempre que ganhamos, aliás Jesus nos ensina que melhor coisa é dar que receber; mas há uma ganância oculta no coração do homem que precisa ser tirada.
Não podemos dar lugar a essa insaciabilidade, busquemos a educação correta e o equilíbrio das nossas vontades, negar a nós mesmos, sermos simples no pedir e no receber.

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso ; olha para seus caminhos sê sábio. Até quando ficarás deitado”? PV 6.


Deus te abençoe em Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário