sábado, 8 de outubro de 2011

Costurando o Véu

 “E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.  E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”. Mc 15: 37- 39
O templo de Salomão construído nos primeiros anos do seu reinado e destruído no ano 70 d.C tinha um significado espiritual importantíssimo, simbolizava a presença e a proteção de Deus entre o povo.
Naquele tempo o Sacerdócio era restrito, suas atividades eram oferecer sacrifícios  e comunicar-se diretamente com Deus em favor do povo.
Havia  um véu no templo, uma cortina, separando o Sacerdote do povo quando este entrava no lugar santíssimo para ter acesso à presença de Deus, então, o povo ficava do lado externo, enquanto  os sacrifícios eram oferecidos.
 Aconteceu um grande evento no Gólgota que mudou toda a história da humanidade, a crucificação de Jesus provocou um grande milagre, o véu rasgou de alto a baixo, era o início de uma nova aliança. O véu  rasgado abre e mostra ao homem o caminho à presença de Deus, o homem comum passou a ter livre acesso ao trono da graça. Agora temos ousadia para entrar no Santuário pelo sangue de Jesus, pelo novo caminho que Ele nos consagrou, e temos um grande sacerdócio sobre a casa de Deus.
O Véu criava uma barreira  ocultando a vista das pessoas, Cristo era uma simples sombra, a figura do Sacerdote parecia ser  mais importante. O Apóstolo Paulo diz, em sua carta aos Colossenses, que tudo na antiga aliança eram sombras das coisas futuras, a realidade encontra-se em Cristo.
Mas, a atitudes  de alguns dizendo estar à serviço de  Deus  parece ter a intenção de fechar o véu novamente, desfazendo o sacrifício de Cristo;  fecham a cortina de  baixo para cima, em um esforço enorme, como quem deseja  voltar às leis cerimoniais, ocultando Cristo das pessoas,  preceitos de homens,  figura do homem no lugar do Cristo.
Estamos vivendo um período de adoração ao homem -  observe  os hinos, poucos trazem em sua  essência  a verdadeira adoração à Deus, são mensagens voltadas para exaltação do “eu", o egocentrismo imperando no mundo, preste atenção em alguns  testemunhos, parecem ser mais para tornar público aquilo que  o testemunhante possui, do que para exaltar Deus, o provedor.
Quando ocultamos Deus das pessoas, quando desprezamos a alegria do outro, quando dificultamos o perdão, quando a doutrina deixa de ser Bíblica e, se transforma em preceitos de homens , quando  aquele que deveria apresentar Deus para os homens se coloca como uma barreira entre o homem e Deus  se apresentando  como a solução para todos os problemas, atraindo para si os aplausos - não estariam com  isto “costurando” o véu outra vez?
O brado de Jesus rompeu com a separação, o novo caminho que foi inaugurado continua aberto e, por isso, temos livre acesso ao Pai.
Rasgar o véu significa que, a entrega de Jesus por nós, serviu como expiação suficiente pelos pecados para sempre, significa que o caminho para o Santo dos santos está aberto para todos os que desejam manter comunhão com Deus, significa que Deus saiu daquele lugar para nunca mais habitar em templos feitos por mãos humanas, significa que Deus deu fim àquele sistema religioso, significa que um novo concerto foi estabelecido. Agora todos têm a oportunidade de salvação ! Podemos adorar à Deus, obter o perdão, acessar o lugar Santíssimo e, adorar! Podemos pedir tudo à Deus  em nome de Jesus e , Ele nos ouve.

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”  Rm 12:1,2 ( NVI ).

Jesus no fez reis e sacerdotes para Deus, a Ele seja a glória e o domínio pelos séculos, Amém!
Deus te abençoe em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário