sábado, 8 de outubro de 2011

Independência ou morte.


  Esforça-te, pois, e sê homem. 1º Reis 2:2b

O homem é dentre toda a criação o ser mais superior, porém o mais complexo, ele quase sempre esquece que a sua dependência deve estar em Deus seu criador; o homem não é produto da evolução e sim obra do criador inteligente e sábio.
O ser humano foi criado capaz de compreender sobre muitos eventos da vida,foi dotado de inteligência , emoções e de capacidade para escolhas; na criação,ele recebeu a imagem e semelhança de Deus, racional, livre, criativo e capaz. O homem firmou determinadas alianças, que foi aos poucos deformando essa imagem do criador nele, abriu mão da agradável e segura dependência de Deus e do privilégio de usar sua própria inteligência, perdendo assim a habilidade para viver melhor e se colocou debaixo da dependência de homens, entregando o controle de sua vida a estes que às vezes são controladores e aproveitadores.

O homem,ainda continua entregando sua liberdade para outros, por comodismo ou por interesses financeiros, pessoais, ou até mesmo interesse de status, por isso e por muito menos, entregam a outros a responsabilidade de pensar e dirigir sua vida, se transformando em “robozinho’.
É assustador ver tanta dependência , alguns já não conseguem tomar até mesmo , as decisões consideradas naturais e necessárias,sem antes buscar conselhos, não usa a capacidade de pensar para si , vive numa eterna dependência. Não faço aqui apologia à independência total, não , claro que não , tenho convicções da importância dos conselhos, mas não posso permitir que se torne uma prática constante e muitas vezes por coisas triviais. Falta equilíbrio e por isso muitos permitem uma invasão de privacidade pessoal e até na família, pessoas que deveriam ficar de fora da intimidade e das decisões do casal ou da família, se envolvem além dos limites.
A falta de agilidade para tomada de decisões faz com que o homem viva uma vida controlada por pessoas muitas vezes externa à sua realidade e essa dependência demasiada pode ser patológico, resultado de desequilíbrio emocional ; vejo pessoas já com idade madura não conseguindo dar um passo na vida sem antes consultar o outro, percebe-se que a idade emocional não acompanhou a idade cronológica, logo, se tornam movidos somente a ditames de homens, um tipo de guru.
 Chega desta dependência exacerbada, há uma necessidade urgente de se caminhar para a vida sem precisar de escoras;chega desta dependência emocional e financeira, mesmo depois de casados, a necessidade constante dos pais. Apesar da idade madura não consegue andar com as próprias pernas, depende de conselhos a toda hora; é hora de dar seu “grito de independência”, viver sua própria vida, é hora de descobrir o “EU” dentro de você , tomar suas próprias decisões independentes do conselho e do olhar de outra pessoa, mas com base na sua própria percepção e visão , claro, com pés no chão e sem precipitação , convicto que sempre haverá riscos, mas, aquele que vence sem riscos triunfa sem glória.
“Esforça-te e sê homem”,estas palavras foram base para o último conselho de Davi para Salomão seu filho, Davi tinha certeza das dificuldades que Salomão enfrentaria, por isto disse: “esforça-te” pois tudo que é bom tem alto preço . Enquanto não levantar a cabeça com o olhar fito para frente , não conseguirá a conquista.
Independência ! É o grito que está faltando para muita gente.
 Tenha compromisso, planejamento,pés no chão, confiança em Deus. Avance ao encontro dos objetivos, aliás, estabeleça seus próprios objetivos;pense e seja equilibrado,seja mais independente, se é que você quer viver de verdade!

Deus te abençoe em Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário